Número de recalls sobe 63% em 2013 e bate recorde; carros lideram
O número de campanhas de recall realizadas no Brasil em 2013 cresceu 62,69% em relação a 2012 e bateu recorde no país. Segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), foram 109 campanhas no ano passado, ante as 67 registradas em 2012.
As ações de recall são promovidas por empresas quando um produto ou parte dele apresenta defeito. O consumidor deve atender ao recall para fazer a troca ou a substituição do item com problema.
A maior parte das campanhas de 2013 (58) foram realizadas com veículos. Houve, ainda, ações referentes a problemas em motocicletas, produtos de higiene pessoal, medicamentos, umidificador de ar, removedor de esmaltes, cadeiras infantis e de plástico, entre outros produtos.
"A campanha de recall não é apenas um dever legal das empresas, mas também um indicativo de que as relações de pós-venda com o consumidor devem ser pautadas pelo respeito e transparência", diz a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.
Em 11 anos, aumento foi de 230%
Segundo os dados da Senacon, de 2003 a 2013 o número de campanhas de recall cresceu 230,29% no país. Também nesse período, a maior incidência foi de recall de veículos: 61,56% do total.
O Código de Defesa do Consumidor determina que nos casos de produtos que apresentem defeitos, colocando em risco a saúde e a segurança do consumidor, a empresa deve fazer uma campanha de chamamento para que o defeito seja corrigido.
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