ipca
-0,21 Nov.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Mídia e Marketing

Quer saber sobre cerveja? Brahma faz 'mutirão' para responder dúvidas

Divulgação
Brahma faz campanha em comemoração aos 130 anos da marca Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/10/2018 17h05

De onde vem a cevada que faz a cerveja? Puro malte: é melhor ou não é? Para comemorar seus 130 anos, a Brahma resolveu apostar numa iniciativa em tempo real: vai fazer um "plantão de dúvidas" ao vivo na internet.

Durante mais de 50 dias, profissionais da companhia estarão online, nos canais da marca nas redes sociais, respondendo questões e tirando dúvidas dos consumidores. As equipes atuarão sempre em duas sedes: uma em São Paulo e outra que rodará as cervejarias da marca no interior do estado.

"Os brasileiros estão cada vez mais interessados em saber sobre cerveja e, por isso, abrimos nossas redes sociais para que possam tirar todas suas dúvidas sobre o tema. Não acreditamos em uma comunicação unilateral. Queremos estar na conversa das pessoas e interagir com elas. E nada melhor do que aproveitar os 130 anos história de Brahma para dividir esse conhecimento cervejeiro", afirmou Pedro Adamy, diretor de Marketing da Brahma.

A marca decidiu mostrar seus colaboradores para endossar seu produto nas ações publicitárias. "Apresentar pessoas que fazem de Brahma uma referência em tradição e qualidade cervejeira fortalece essa aproximação com o público. Por isso, colocaremos na linha de frente os funcionários reais da cervejaria, que fazem parte do dia a dia de Brahma e são os responsáveis por preparar a cerveja que chega aos consumidores de todo o Brasil", afirmou o executivo.

Ações de marketing em tempo real demandam um grande processo de planejamento. Nessa iniciativa, mais de 40 profissionais da companhia e de suas agências de comunicação (Africa, Remix, Gauge, Blinks e Noyze) estão atuando desde o final da Copa do Mundo.

"Para garantir essa interação real com o consumidor, nos planejamos há meses. Levantamos as principais dúvidas que os consumidores têm sobre cerveja e preparamos conteúdos especiais que já estão prontos. Porém, grande parte será mesmo construída de forma colaborativa, a partir de outras perguntas levantadas pelos consumidores e que serão respondidas, em tempo real, por mestres cervejeiros, agricultores parceiros e agrônomos da cervejaria", disse Adamy.

Um dos primeiros posts sobre o assunto no Facebook da marca já conta com mais de cem perguntas, respondidas uma a uma.

Confira o filme de divulgação da iniciativa, criado pela agência Africa:

Outras duas ações fazem parte das comemorações da marca: a fábrica da cerveja em Agudos, no interior de São Paulo, passará a receber um tour oficial a partir de 17 de outubro. Além disso, a empresa também pretende realizar workshops e aulas sobre o produto na "Academia Brahma de Cerveja", que será instalada em pontos de venda de todo o país.

Funcionários como protagonistas

A iniciativa é uma evolução de uma ação realizada no ano passado. Na época, durante 15 dias, a Brahma também colocou mestres cervejeiros para tirar dúvidas do público em suas redes sociais e por meio do site "A Brahma Tá Aberta".

Também em 2017, a ação "Quando você se sente, isso pede Brahma" foi estrelada por colaboradores da companhia, como Daniela Kikuchi, mestre cervejeira responsável pelo controle de qualidade da marca, e por Ricardo Bucco, supervisor da área de brassagem de uma de suas fábricas, por exemplo.

Relembre um dos filmes:

Mais Mídia e Marketing