ipca
0,45 Out.2018
selic
6,5 31.Out.2018
Topo

Mídia e Marketing

Mostra apresenta 50 anos de história da comunicação no Brasil

Eliane Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/10/2018 14h58

Em julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro ser humano a pisar na Lua. Aqui na Terra, 500 milhões de pessoas assistiram a tudo ao vivo, pela televisão. Os meios de comunicação de massa mudaram a forma como se escreve a história, como mostra a exposição “50 anos de mídia no Brasil – 1968/ 2018", aberta nesta quarta-feira (24) na Unibes Cultural, em São Paulo.

A exposição comemora os 50 anos de atuação do Grupo de Mídia São Paulo, uma das mais antigas entidades do mercado publicitário brasileiro, que reúne profissionais da área de mídia das agências de publicidade.

A ideia é contar a evolução dos meios de comunicação entremeada com os fatos que marcaram o Brasil e o mundo, como uma viagem no tempo. Começando por 1968, quando o país vivia sob um cenário de restrição à liberdade, passando pelo tricampeonato de futebol na Copa de 70, a chegada da TV em cores, o movimento Diretas Já, a TV a cabo e a morte de Ayrton Senna até chegar ao fenômeno das redes sociais, marca dos dias atuais.

“A exposição foi concebida como um presente para a cidade, uma oportunidade de entretenimento para as famílias viajarem juntas por estas décadas tão marcantes na vida dos brasileiros", disse Paulo Sant'Anna, presidente do Grupo de Mídia São Paulo.

A curadoria foi feita por dois dos maiores especialistas em comunicação do Brasil, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), ex-diretor da Globo, e Thomaz Souto Corrêa, membro do Conselho Editorial da Abril. A criação e produção da cenografia são da Caselúdico, responsável por exposições como a do "Castelo Rá-Tim-Bum" e a de Silvio Santos. A exposição fica em cartaz até fevereiro.

Onde: Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré, São Paulo)

Quando: de 26 de outubro a 3 de fevereiro, de terça a domingo, das 10h às 19h

Quanto: R$ 20 (R$ 10 meia-entrada). Às quartas-feiras, a entrada é gratuita.

Informações: 3065-4333 e no site unibescultural.org.br

Mais Mídia e Marketing