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Campanha da Coca-Cola anti-homofobia usa "Essa Coca é Fanta" e ganha prêmio

Eliane Pereira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/11/2018 15h35

Um dos cinco festivais de publicidade mais reconhecidos do mundo e o principal da região ibero-americana (que abrange a América Latina, Portugal e Espanha), o El Ojo de Iberoamérica revelou na noite de quarta-feira (31) os primeiros vencedores da edição 2018.

Nesta primeira rodada de premiação, o Brasil ganhou três Grandes Prêmios, sendo dois para a campanha “Tagwords”, da agência Africa para a cerveja Budweiser (nas categorias Gráfica e Mídia), e um para a campanha  “Essa Coca é Fanta”, da agência David, feita para a Coca-Cola, na categoria PR (relações públicas). “Tagwords” foi escolhida ainda Melhor Campanha Local/ Brasil.

A campanha “Essa Coca é Fanta” se baseou numa expressão pejorativa, que tem sido usada há anos para descrever homossexuais. Para sensibilizar a sociedade a respeito do tema, a Coca-Cola lançou uma edição especial de latinhas de Coca que na verdade continham Fanta.

As latas traziam a mensagem “Essa Coca é Fanta. E daí?”. A ação repercutiu nas redes sociais, propondo um novo significado à expressão.

Veja abaixo a campanha premiada da Coca-Cola contra a homofobia:

Campanha “Essa Coca é Fanta” repercutiu nas redes sociais; assista

UOL Notícias

Pesquisas na internet sobre Budweiser

A campanha de Budweiser usou peças de mídia impressa simples, que traziam quatro elementos: um ano, o nome de um grande festival de música, a marca e a indicação para pesquisar essas palavras, juntas, no Google.

A proposta era fazer o público descobrir, pela busca na internet, a conexão da Budweiser com grandes astros da música internacional, que aparecem em fotos antigas segurando garrafas da cerveja.

Além dos GPs e do prêmio especial, as agências brasileiras conquistaram 56 troféus (17 de ouro, 20 de prata e 19 de bronze) nessa primeira etapa do festival. O evento prossegue até sexta-feira (2) no Prédio Ferial de Buenos Aires, na Argentina.