IPCA
0.11 Ago.2019
Topo

Mídia e Marketing


Campanha alerta para baixa expectativa de vida de pessoas trans: só 35 anos

"35" conta a história de um casal trans - Divulgação
"35" conta a história de um casal trans Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/05/2019 13h52Atualizada em 10/05/2019 15h40

Uma nova campanha do portal Athos, de notícias LGBTQI+, alerta para a baixa expectativa de vida de pessoas trans no Brasil: apenas 35 anos.

A música "Forever Young", da banda Alphaville, é a trilha da produção, interpretada em uma versão inédita pela cantora Liniker. O filme "35", criado pela agência Young & Rubicam, conta a história do casal real Guto e Onika. O roteiro é de Luh Maza, uma das principais roteiristas trans em atividade no Brasil.

A Fauna foi a empresa responsável pela realização do filme. O destaque é a metodologia usada pela produtora. Neste caso, o comercial teve a participação de pessoas trans em seu processo produtivo. A ideia da produtora é que os grupos retratados sejam ouvidos.

Inclusão de pessoas trans

"Mais do que fazer um curta, vemos a necessidade de dar voz e incluir profissionais trans no mercado audiovisual e publicitário", declarou Grazi Nadruz, gerente de Cultura e Relacionamento da Fauna. A pesquisa do filme "35", por exemplo, foi realizada por Uni Corrêa, que é trans.

Uma das maiores dificuldades de inserir novos nomes nas produções é passar pela aprovação de agências de publicidade e de clientes, segundo ela. "As empresas ainda têm medo de tocar em certos assuntos, mas não podemos ficar nessa zona de conforto. Sempre que possível, vamos ampliar essa inclusão", afirmou Grazi.

A Fauna também está realizando uma pesquisa para ampliar o número de pessoas trans que estão à disposição de trabalhos para as agências de publicidade.

"Precisamos levantar esta questão, gerar esse desconforto entre agências e anunciantes. Com esse trabalho, poderemos alavancar novos profissionais no mercado e derrubar certas pontes", afirmou a executiva.

Mais Mídia e Marketing