IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Série com Drauzio Varella conta realidade da saúde de refugiados no Líbano

Reprodução/Uzumaki
Imagem: Reprodução/Uzumaki

Do UOL, em São Paulo

25/06/2019 10h59Atualizada em 25/06/2019 18h59

O médico Drauzio Varella conta as consequências da guerra para 1,5 milhão de pessoas que vivem em campos de refugiados na nova série de vídeos "Drauzio em Campo: Líbano e Jordânia". A convite da organização internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), Drauzio conheceu de perto as dificuldades das vítimas da guerra e o trabalho desses profissionais. A série é uma parceria da produtora Uzumaki com MOV, nova produtora de vídeos do UOL.

Em três episódios, a série mostra as dificuldades das famílias alocadas na região, as situações de vulnerabilidade na saúde e as mutilações causadas pelos conflitos. Os três episódios da série estarão disponíveis a partir de quarta (26) na plataforma MOV e também no YouTube do UOL e do MOVdoc.

Ao longo de 10 dias, Drauzio, ao lado do diretor Newman Costa e da diretora de fotografia Gislaine Miyono, foi até a região libanesa do vale do Bekaa, no campo de refugiados de Abu Farris, que acolhe cerca de 280 famílias. Também passou pelas localidades de Majdal Anjar, Arsal e visitou um hospital de MSF em Amã, na Jordânia, especializado em cirurgias reconstrutivas para vítimas de conflitos armados. Muitos pacientes chegam ao hospital anos depois de terem sido feridos, com infecções graves resultantes de tratamentos frustrados.

"O que mais me impressionou foi sentir de perto a complexidade da situação política e dos interesses financeiros, da formação de grupos antagônicos nessa região que se reflete nas guerras. É uma experiência muito tocante", diz Drauzio.

Drauzio em Campo: Líbano e Jordânia
O que: Série de três episódios sobre a saúde de refugiados no Líbano
Onde: Plataforma MOV e nos canais UOL e MOVdoc do YouTube.
Quando: Quarta, 26 de junho.