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Com ação em jogos do Brasileirão, Natura lança campanha de Dia dos Pais

Marca usou partidas do Campeonato Brasileiro de futebol para falar sobre masculinidade - Divulgação
Marca usou partidas do Campeonato Brasileiro de futebol para falar sobre masculinidade Imagem: Divulgação

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/07/2019 15h39

A Natura lançou neste domingo (14) sua campanha voltada para o Dia dos Pais.

A ação aproveitou duas partidas do Campeonato Brasileiro de futebol para apresentar o conceito #HomemParaDizerEuTeAmo, que aborda a dificuldade de muitos homens em demonstrarem seus sentimentos.

Jogadores entraram em campo com as mãos tampando as bocas - Reprodução
Jogadores entraram em campo com as mãos tampando as bocas
Imagem: Reprodução

Nos jogos entre Corinthians e CSA, na Arena Corinthians, e Cruzeiro versus Botafogo, no Mineirão, os jogadores dos times entraram em campo com a mão na boca e com uma faixa com a frase "#Homempra dizer eu te amo".

No intervalo, os narradores das partidas na Rede Globo, no canal Premiere e nas rádios Globo SP e Globo Rio explicaram o objetivo da ação. A campanha foi criada pela agência DPZT.

Os torcedores que estiveram presentes nos estádios ainda assistiram ao lançamento do comercial da campanha, que foi exibido nos telões:

As redes sociais dos clubes também publicaram posts com o tema:

Nesta segunda (15), a ação ainda foi exibida dentro do programa Globo Esporte, nas edições de São Paulo e Rio de Janeiro. Na edição paulista, por exemplo, o apresentador Felipe Andreoli mostrou a entrada das equipes em campo e explicou o conceito da campanha.

A ação reforça a flexibilização da Rede Globo em utilizar seus jornalistas e conteúdos esportivos para campanhas publicitárias. Há cerca de duas semanas, o locutor Galvão Bueno estrelou uma campanha da Gol Linhas Aéreas.

Campanha nasceu de pesquisa sobre masculinidade

"Natura Homem quer contribuir para repensar o modo como definimos a masculinidade. Por isso, escolhemos o estádio de futebol como ponto de partida dessa conversa, um ambiente muitas vezes caracterizado por ser machista. Os homens precisam estar à vontade para declarar sentimentos e expor angústias e emoções", declarou Denise Coutinho, diretora de Perfumaria da Natura.

O conceito da campanha nasceu de uma pesquisa conduzida pelo site Papo de Homem e Instituto PDH, em parceria com as marcas Natura e Reserva. O estudo, que contou com mais de 40 mil entrevistas, mostra que 50,9% dos homens têm o pai como principal referência de masculinidade, mas só um em cada dez já conversou com ele sobre o que significa ser homem.

Além disso, 60% dos entrevistados afirmam não ter sido ensinados, na infância ou adolescência, a expressar suas emoções. Os dados completos serão apresentados no início de agosto, com o lançamento do documentário "O Silêncio dos Homens".

Natura repete ação no futebol

Não é a primeira vez que a Natura utiliza o futebol para promover uma ação de Dia dos Pais. Em 2015, a marca fez uma "ação-surpresa" na Arena Corinthians, na partida entre Corinthians e Athletico Paranaense.

A companhia de cosméticos gravou uma sequência de vídeos com filhos fazendo declarações aos pais. Os vídeos foram exibidos nos telões do estádio, momentos antes da partida. Em seguida, as câmeras filmavam as reações dos pais homenageados nas arquibancadas.

A ação rendeu um comercial, exibido nas redes sociais, que possui mais de 8 milhões de visualizações:

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