Dieese: Preço da carne sobe em 17 capitais; alta em Vitória foi de 19,4%
O preço da carne bovina apresentou alta nas 17 capitais brasileiras pesquisadas pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) em novembro. O maior aumento foi registrado em Vitória, onde o preço da carne de primeira subiu 19,37% entre outubro e o mês passado.
Recife teve a menor alta, 1,15%. Em São Paulo, o preço da carne ficou 2,39% mais caro no mês passado, de acordo com o Dieese.
No acumulado em 12 meses, houve redução apenas em Aracaju (-5,71%), enquanto os aumentos variaram de 1,3%, em Campo Grande, a 30,81%, em Florianópolis.
Segundo a entidade, diversos fatores foram responsáveis pelo avanço dos preços. Entre eles estão o aumento no volume da carne exportada para a China, devido ao ano novo chinês; o alto custo de reposição do bezerro por causa do período de entressafra bovina; e o dólar caro em relação ao real, que estimulou as exportações.
Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas. Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.