Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ambev foi o anunciante com mais punições no Conar em 2019, segundo pesquisa

Fernando Souza/Divulgação
Imagem: Fernando Souza/Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/01/2020 11h19

Resumo da notícia

  • Órgão condenou 10 ações publicitárias da multinacional
  • Depois da Ambev, as marcas com mais punições foram Coca-Cola, Claro e Diageo
  • Qualquer pessoa pode reclamar das ações comerciais dos anunciantes

Um levantamento produzido pelo jornal Meio & Mensagem apontou que a Ambev foi o anunciante que recebeu mais punições no Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) em 2019.

O órgão, que é responsável por identificar quais propagandas ferem as regras éticas do mercado e sugerir que elas sejam retiradas do ar, condenou 10 ações publicitárias da multinacional —sendo 8 campanhas de Skol, uma de Brahma e outra da marca Stella Artois.

Depois da Ambev, as marcas com mais punições foram Coca-Cola, Claro e Diageo, com 4 condenações cada.

Segundo o levantamento, grande parte dos processos julgados são de ações comerciais feitas em redes sociais por influenciadores. No ano passado, cerca de 70% das representações contra propagandas sugeriram alterações e suspensões das campanhas.

Qualquer pessoa pode reclamar das ações comerciais dos anunciantes em território brasileiro. Para isso, basta entrar no site do Conselho e preencher um questionário, que pede informações como o produto ou serviço anunciado, o veículo de comunicação onde a propaganda foi veiculada e o motivo da queixa. Os anunciantes não têm acesso aos dados pessoais dos denunciantes.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição.

Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.