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Mídia e Marketing

Investimento em publicidade no Brasil foi de R$ 12,5 bi em 9 meses de 2019

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Imagem: Getty Images/ sorbetto

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/01/2020 16h13

O investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 12,5 bilhões entre janeiro e setembro de 2019, segundo dados divulgados pelo Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de publicidade do país.

Internet e mídia exterior foram os meios que mais cresceram em relação ao mesmo período de 2018. O meio internet cresceu de R$ 2,18 bilhões (17,5% do total), no primeiro semestre de 2018, para R$ 2,59 bilhões (20,7% do total), no mesmo período do ano passado.

É importante destacar que o painel de 2018 contou com o levantamento dos investimentos em mídia das 75 maiores agências do país. Em 2019, foram levadas em consideração as informações de 226 agências.

Investimento publicitário entre janeiro e setembro de 2019:

  • Televisão aberta: R$ 6,63 bilhões (53,0% do total)
  • Internet: R$ 2,59 bilhões (20,2% do total)
  • Mídia exterior: R$ 1,33 bilhão (10,7% do total)
  • Televisão por assinatura: R$ 872,9 milhões (7% do total)
  • Rádio: R$ 575,4 milhões (4,6% do total)
  • Jornal: R$ 335,0 milhões (2,7% do total)
  • Revista: R$ 119,5 milhões (1% do total)
  • Cinema: R$ 49,7 milhões (0,4% do total)
  • Total: R$ 12,52 bilhões

Plataformas de tecnologia ficam de fora

Os números apresentados, porém, não contemplam totalmente os investimentos de pequenos e médios anunciantes, por exemplo, que aportam verbas em plataformas digitais como Google e Facebook.

Segundo o estudo Digital AdSpend 2019, produzido anualmente pelo IAB e divulgado em junho do ano passado, foram investidos R$ 16,12 bilhões em publicidade online no país em 2018 —o que representaria um terço das verbas investidas em publicidade no Brasil.

A pesquisa foi feita pela primeira vez no país pela consultoria PwC. O levantamento contou com a participação de 70 das maiores empresas em atuação no mercado digital brasileiro, que enviaram informações detalhadas sobre o montante e o destino das verbas de veiculação em mídias digitais.

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