PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Mídia e Marketing

Investimento em publicidade foi de R$ 17,5 bi em 2019, aponta estudo

Mathias Pape/UOL
Imagem: Mathias Pape/UOL

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2020 18h56Atualizada em 30/04/2020 11h58

O investimento em publicidade no Brasil chegou a R$ 17,5 bilhões em 2019, segundo o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), entidade que reúne os principais anunciantes, veículos de comunicação e agências de propaganda do país.

O valor é 6% maior do que o movimentado pelo mercado em 2018. Naquele ano, o relatório mostrou um total de R$ 16,5 bilhões investidos em publicidade. Internet e mídia exterior foram os meios que mais cresceram no período.

É importante destacar que, na comparação dos dados de 2019, houve um crescimento da base do estudo. O painel de 2018 contou com o levantamento dos investimentos em mídia das 75 maiores agências do país. Em 2019, foram levadas em consideração as informações de 226 agências.

Internet e mídia exterior crescem

A participação dos veículos de internet foi a que mais cresceu, se comparados os dados de 2019 com 2018. O total subiu de 17,7% para 21,2%. A mídia exterior passou de 8,4% para 10,5% do bolo total dos investimentos em publicidade no Brasil em 2019.

A fatia da TV aberta diminuiu 5,5%: de 58,3%, em 2018, para 52,8%, em 2019.

O relatório ainda desmembra o investimento realizado na internet em cinco categorias: áudio (0,3%), vídeo (9,5%), busca (11,5%), social (23,6%) e display/outros (51,1%).

Investimento publicitário em 2019:

  • Televisão aberta: R$ 9,26 bilhões (52,8% do total)
  • Internet: R$ 3,72 bilhão (21,2% do total)
  • Mídia exterior: R$ 1, 84 bilhão (10,5% do total)
  • Televisão por assinatura: R$ 1,21 bilhão (6,9% do total)
  • Rádio: R$ 776,6 milhões (4,4% do total)
  • Jornal: R$ 473,1 milhões (2,7% do total)
  • Revista: R$ 169,3 milhões (1% do total)
  • Cinema: R$ 70,1 milhões (0,4% do total)
  • Total: R$ 17,54 bilhões

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing