PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

Mídia e Marketing

André Laurentino, CCO da Ogilvy UK: "Diversidade é a base da criatividade"

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/04/2020 04h01

André (Dedé) Laurentino, CCO (chief creative officer) da Ogilvy Reino Unido, é entrevistado do podcast Mídia e Marketing, publicado nesta semana. Na entrevista, Dedé fala sobre a publicidade britânica e os efeitos da pandemia no Reino Unido, além de abordar temas como criação e diversidade.

"A diversidade, às vezes, é encarada erroneamente como um fator a ser cumprido. Só que diversidade é a base da criatividade. Se você tem pessoas que são iguais, as ideias vão ser muito próximas entre si, porque os referenciais são muito parecidos. "Não adianta ter só diversidade. Precisamos de inclusão", declara (no vídeo acima, o trecho está disponibilizado a partir de 11:58).

O executivo conta sobre as iniciativas realizadas dentro da Ogilvy londrina, como "The Pipe", uma espécie de concurso remunerado para quem não trabalha com publicidade, "Roots", uma mini comunidade de negros dentro da agência e "Rewired", uma rede de suporte focada na neurodiversidade.

Sobre as mudanças recentes causadas pela pandemia do coronavírus, o executivo fala que uma mudança importante aconteceu nas reuniões do dia a dia. " Nos primeiros dias, percebemos que todo mundo estava condensando reuniões seguidas. Começamos a recomendar uma hora entre uma reunião e outra", explica. "Houve a fase de informar as pessoas. Agora estamos vendo mensagens de homenagens a quem está na linha de frente da doença", afirma o executivo (no vídeo acima, o trecho está a partir de 00:52).

"A publicidade, inclusive aqui na Inglaterra, durante muito tempo foi muito amiga das regras que ela própria criou. A última revolução no modo de se trabalhar nas agências de publicidade aconteceu nos anos 1960. Uma agência precisa funcionar como uma orquestra. Essas questões são complexas e, hoje em dia, no mundo inteiro, há uma recusa à complexidade. Há uma tentativa de se reduzir o complexo ao binário. Isso causa um prejuízo social, cultural e financeiro gigantesco", diz (a partir de 19:30).

Apelidado pelos amigos de "pernambritânico", por ter nascido em Pernambuco e trabalhar em Londres desde 2014, Dedé trabalhou em agências brasileiras como AlmapBBDO e Lew'Lara\TBWA antes de ir para o Reino Unido.

Diretor de arte, Laurentino passou a ser redator durante sua passagem por São Paulo. Escritor, por 10 anos também atuou como cronista do jornal O Estado de S. Paulo. Atualmente, voltou a desenhar e publica suas artes no perfil @dedelaurentino, no Instagram.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.
Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing