Caixa amplia para 4 meses pausa no financiamento imobiliário; saiba pedir
Thâmara Kaoru
Do UOL, em São Paulo
15/05/2020 14h46
A Caixa Econômica Federal aumentou de três para quatro meses o período de pausa emergencial no pagamento do financiamento da casa própria. A pausa de três meses já estava disponível desde abril. Ontem o presidente Jair Bolsonaro pediu que a Caixa aumentasse esse período, e foi atendido pelo banco.
A pausa no financiamento foi anunciada pelo banco como medida para ajudar os clientes a enfrentar a crise causada pela pandemia de coronavírus.
De acordo com o banco, clientes que já tinham solicitado a suspensão da cobrança por 90 dias terão a pausa automaticamente prorrogada para 120 dias.
A partir de segunda-feira (18), novos pedidos de suspensão já vão considerar o período de 120 dias.
O banco informou que, até ontem (14), mais de 2,3 milhões de clientes pediram para pausar o financiamento.
Segundo a Caixa, é possível fazer o pedido por aplicativo ou pelo telefone. Veja abaixo como fazer.
Como pedir a pausa pelo aplicativo?
- Baixe o aplicativo "Habitação Caixa", disponível para Android e iOS
- Abra o aplicativo e clique em "Solicitar Pausa"
- O aplicativo perguntará se você deseja usar "caixa.gov.br" para iniciar a sessão. Escolha "Continuar"
- Se já tiver cadastro, informe seu CPF e clique em "Próximo". Na tela seguinte, digite a senha. Se não tiver cadastro, escolha "Cadastre-se" e siga as instruções para definir uma senha
- Leia o informativo e clique em "Próximo"
- Informe o número do celular e clique no ícone que autoriza a Caixa a enviar SMS sobre a sua solicitação
- Clique em "Solicitar pausa". Será gerado um número de protocolo. A Caixa entrará em contato por SMS com informações sobre a solicitação.
Como pedir a pausa por telefone?
Ligue para os telefones 3004-1105 ou 0800 726 0505, e escolha a opção 7. Será preciso informar o número da conta na Caixa. Se não tiver, será necessário informar o número do CPF.
Como pedir a pausa se é pessoa jurídica?
Para a pausa no financiamento habitacional de pessoa jurídica é necessário entrar em contato com o gerente de relacionamento.
Quem não pode pedir a pausa?
- Quem usa o FGTS para pagamento de parte da prestação
- Quem está com mais de duas prestações em atraso. Nesse caso, é possível fazer uma renegociação de dívida pelo telefone 0800 726 8068, na opção 8.