IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ricardo Galvão, ex-diretor do Inpe, fala ao vivo nesta quarta, às 16h

Conversas na Crise com Ricardo Galvão (29/07) - Arte/IdEA-Unicamp
Conversas na Crise com Ricardo Galvão (29/07) Imagem: Arte/IdEA-Unicamp

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 18h23

Um ano depois de ter sido exonerado da direção do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) por se recusar a alterar os dados do desmatamento, o físico Ricardo Galvão afirma que a situação na Amazônia está fora de controle.

Ele é o convidado desta quarta-feira (29), às 16h, do ciclo "Conversas na Crise - Depois do Futuro". Galvão vai avaliar o impacto da pandemia sobre o meio ambiente e as decisões mais recentes do governo federal sobre o tema.

O programa, apresentado pelo jornalista Paulo Markun, será transmitido ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube, Facebook e Twitter. Os internautas poderão interagir e fazer perguntas por meio dessas plataformas.

Também participam da entrevista o repórter do UOL Wanderley Preite Sobrinho e a diretora de Comunicação e Eventos do Instituto Butantan, Mônica Teixeira.

Ricardo Galvão possui graduação em engenharia de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1969), mestrado em engenharia elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1972), doutorado em física de plasmas aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (1976) e livre-docência em física experimental pela Universidade de São Paulo (1983).

Foi diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2004-2011), diretor do INPE (2016-2019), presidente da Sociedade Brasileira de Física (2013-2016) e membro do Conselho Científico da Sociedade Europeia de Física (2013-2016). Professor titular do Instituto de Física da USP, é também membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.