IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Aurora espera 'confirmação oficial' sobre frango com coronavírus na China

Cooperativa assegurou cumprir todas as determinações sanitárias - Divulgação
Cooperativa assegurou cumprir todas as determinações sanitárias Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/08/2020 16h53

A Aurora divulgou nota hoje para se posicionar a respeito da informação de que seria responsável pela produção de asas de frango nas quais foi encontrado o novo coronavírus na cidade de Shenzen, na China. A informação foi divulgada ontem por autoridades chinesas.

Segundo a empresa, "trata-se, por ora, apenas de fato originário de notícia veiculada em imprensa local regional daquele país asiático, sem qualquer confirmação oficial por parte da autoridade pública nacional da China".

"Diante de tal insubsistência quanto ao ocorrido, a cooperativa signatária aguardará a devida manifestação por parte da autoridade pública competente, junto à qual esclarecerá os fatos e prestará as devidas informações a quem de direito", acrescenta.

No comunicado, a cooperativa lembrou a informação divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que afirmou não ter evidência da possibilidade de transmissão da covid-19 por alimentos. Mesmo assim, a marca alegou estar seguindo todas as determinações sanitárias.

Confira o comunicado:

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, reiterando seu compromisso com a verdade, a transparência e o respeito ao mercado consumidor, vem a público se posicionar em virtude das informações divulgadas, via imprensa, da ocorrência de detecção, por autoridades municipais de Shenzhen, na China, de traços de vírus (covid-19) em embalagem de frango congelado importado do Brasil, a qual, supostamente, teria origem em indústria de sua propriedade, o que faz nos seguinte termos:

  1. Inicialmente, esclarece a Cooperativa comunicante que trata-se, por ora, apenas de fato originário de notícia veiculada em imprensa local regional daquele país asiático, sem qualquer confirmação oficial por parte da autoridade pública nacional da China.
  2. Até o presente momento, conforme nota oficial divulgada pelo MAPA, não houve qualquer notificação oficial por parte das autoridades chinesas.
  3. Diante de tal insubsistência quanto ao ocorrido, a cooperativa signatária aguardará a devida manifestação por parte da autoridade pública competente, junto a qual esclarecerá os fatos e prestará as devidas informações a quem de direito.
  4. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há evidências e nem comprovação científica de que ocorra contaminação a partir de alimentos ou embalagens de alimentos.

Não obstante, informa a mesma que todas as medidas estabelecidas pelas autoridades públicas, relativas ao combate a pandemia, estão sendo integralmente seguidas e cumpridas, além da observância de um rigoroso protocolo individual, aprimorado continuamente, de cuidados com seus colaboradores e terceiros, o que tem sido constatado e confirmado pelas diversas fiscalizações dos entes públicos através das respectivas vigilâncias epidemiológicas.

Salienta também, que o seu processo produtivo, desde o campo até a indústria, atende e cumpre com todas as normas legais vigentes e exigências sanitárias, o que se traduz numa reconhecida segurança alimentar e na garantia da qualidade de seus produtos.

Chapecó-SC, 13 de agosto de 2020