IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro do STF Gilmar Mendes será entrevistado ao vivo nesta sexta, às 14h

UOL Entrevista Gilmar Mendes, ministro do STF (12/02/21) - Arte/UOL
UOL Entrevista Gilmar Mendes, ministro do STF (12/02/21) Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 18h42

Nesta sexta-feira (12), às 14h, o UOL Entrevista recebe o ministro Gilmar Mendes, presidente da Segunda Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). A entrevista, conduzida pelo colunista Tales Faria, será transmitida ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube e Facebook.

O magistrado falará, entre outros assuntos, sobre a decisão da maioria da Segunda Turma do STF de liberar o compartilhamento da íntegra das mensagens vazadas da Operação Lava Jato com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Procuradores que integravam a força-tarefa haviam entrado com um recurso para negar esse acesso e acabaram derrotados na sessão, que aconteceu na última terça (9).

Durante seu voto, Gilmar criticou por diversas vezes as dúvidas sobre a veracidade das mensagens obtidas na Operação Spoofing. Para ele, é "chocante" e "constrangedor" que procuradores e a defesa do ex-juiz federal Sergio Moro questionem a autenticidade dos textos.

"Será obra de ficção isso? Foi adulterado em que ponto? Vamos admitir que seja uma obra de ficção. Então que se prove que esses diálogos nunca existiram", argumentou.