Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Amazon, Apple e Google são as marcas mais valiosas do mundo, aponta estudo

Abhishek N. Chinnappa/Reuters
Imagem: Abhishek N. Chinnappa/Reuters

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2021 15h31

Amazon, Apple e Google são as marcas mais valiosas do mundo, aponta a edição 2021 do estudo BrandZ, da consultoria Kantar.

A Amazon é a primeira colocada do ranking desde 2019, quando desbancou o Google da liderança do estudo, que é feito anualmente. Hoje, a marca da Amazon vale US$ 683,85 bilhões, 64% a mais do que em 2020.

Segundo os números da Kantar (veja abaixo as 10 primeiras colocadas na lista), as marcas mais valiosas do mundo um crescimento recorde na comparação de um ano para outro.

Para a consultoria, o aumento de 42%, que significa mais de quatro vezes o percentual médio de crescimento detectado pelo estudo anual ao longo dos últimos 15 anos, foi gerado pela "confiança derivada da disponibilidade de vacina, pacotes de estímulo econômico e perspectivas de melhores produtos internos brutos" dos países.

A Tesla se tornou a mais valiosa do setor automotivo, aumentando seu valor de um ano para o outro em 275%. Já o setor de tecnologia domina o topo do ranking, com 7 marcas entre as 10 primeiras colocadas.

Confira as 10 primeiras colocadas, o valor de cada uma em 2021 e a variação em relação ao ano passado:

  1. Amazon - US$ 683,85 bi, +64%
  2. Apple - US$ 611,99 bi, +74%
  3. Google - US$ 457, 99 bi, +42%
  4. Microsoft - US$ 410, 27 bi, + 26%
  5. Tencent - US$ 240,93 bi, + 60%
  6. Facebook - US$ 226,44 bi, + 54%
  7. Alibaba - US$ 196,91, + 29%
  8. Visa - US$ 191,28, + 2%
  9. McDonald's - US$ 154,92, +20%
  10. Mastercard - US$ 112,87, +4%

"Embora muitas empresas tenham enfrentado um ano difícil, nossa pesquisa novamente provou que marcas fortes entregam retornos acionários superiores, são mais resilientes e se recuperam mais rapidamente de crises. Os resultados deste ano mostram que a construção de uma marca permanece crucial para garantir crescimento", diz Nathalie Burdet, CMO da Kantar.

Para Nathalie, 70% do que torna uma marca bem-sucedida é formado pela boa execução de 4 fundamentos:

  • proporcionar uma boa experiência, por meio de pontos de contato consistentes;
  • apresentar uma variedade de produtos bem desenhados e funcionais;
  • oferecer conveniência aos clientes; e
  • exposição midiática, feita por uma publicidade bem feita.