Jornalista Thiago Herdy é o novo colunista do UOL
Especializado na cobertura de política e direitos humanos e com larga experiência em investigações jornalísticas, o repórter Thiago Herdy estreia hoje como colunista do UOL.
Na reportagem de estreia da coluna, Herdy revela que o maior contrato de insumos hospitalares do combate à covid-19 custou 29% mais caro ao governo brasileiro. Isso porque a empresa que adquiriu o material importou o mesmo produto a preço mais baixo para a iniciativa privada, de acordo com documentos obtidos pelo jornalista.
"A coluna propõe um pacto com o leitor do UOL: ser atenta aos valores essenciais do jornalismo profissional e seu compromisso com a verdade dos fatos, trazendo informações obtidas de modo desinteressado e de boa-fé."
Para Thiago Herdy, ex-presidente da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) entre os anos de 2016 e 2017, a coluna pretende "acessar novas trilhas sobre o passado e o presente, olhando não apenas para os fatos, mas também seus significados."
Nascido em Belo Horizonte, Herdy formou-se em jornalismo pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), no ano de 2005. Foi repórter de O Globo, Época, Estado de Minas, Diário da Tarde e Diário do Comércio.
Reportagens sobre corrupção
O jornalista foi o primeiro a jogar luz sobre as contas da Odebrecht no exterior, quando a empresa negava possuí-las.
Destrinchou, entre as centenas de reportagens sobre corrupção que escreveu em seus 15 anos de carreira, atividades suspeitas de políticos de diferentes partidos, como Fernando Pimentel, Geraldo Alckmin, Lula, Aécio Neves, Eliseu Padilha e Guido Mantega.
Entre os prêmios jornalísticos que destacam-se o Esso (2008 e 2010) nas categorias regionais, do prêmio da Associação dos Magistrados Brasileiros (2010), do prêmio de melhor matéria do ano do jornal O Globo (2011) e menção honrosa do Prêmio à Melhor Investigação Jornalística de um caso de corrupção na América Latina e no Caribe (2008), do Instituto Prensa y Sociedad (Ipys) e da Transparência Internacional.
Integrou a equipe do FinCEN Files, investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) que foi finalista do Pulitzer 2021.
Herdy também vai trabalhar em reportagens com a equipe do núcleo investigativo do UOL.
"Pretendo publicar relatos em profundidade, de preferência obtidos mediante apuração feita predominantemente por mim e pelos repórteres com quem eu irei trabalhar", afirma.
"Informações de órgãos de fiscalização e relatórios policiais podem até enriquecer e aprofundar o material, mas sempre será melhor quando a informação principal for aquela obtida pelo próprio repórter."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.