PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Mídia e Marketing

Nestlé altera nome de bombom 'Negrita' para evitar 'atitudes racistas'

Nestlé anunciou alteração no nome do bombom "Negrita" para "Chokita" - Reprodução
Nestlé anunciou alteração no nome do bombom "Negrita" para "Chokita" Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

21/07/2021 15h45

Em um movimento para evitar "atitudes racistas e preconceituosas", a Nestlé anunciou que irá alterar o nome do bombom "Negrita" para "Chokita", após o nome estampar por 60 anos a embalagem do doce comercializado no Chile.

De acordo com a Nestlé, o "Chokita" chegará ao mercado a partir de outubro e a empresa afirmou que "esta modificação não altera a receita do produto, que mantém sua qualidade e sabor característico de sempre".

Segundo a marca, a alteração no nome "é o resultado de uma avaliação conduzida pela empresa para identificar conceitos que podem ser considerados inadequados, face ao aumento da notoriedade das marcas e da sua linguagem visual quanto à utilização de estereótipos ou representações culturais", e pontua que a marca "Negrita", criada no século passado, foi concebida em um "contexto completamente diferente e deve ser substituída".

Lacta também alterou nome de bombom

Em abril, a Lacta mudou o nome e embalagem do bombom "Feitiçaria", após receber críticas nas redes sociais. Agora, o doce leva o nome de "Lacta Morango" e "Lacta Chocolate".

O bombom "Feitiçaria" foi uma roupagem feita pela marca do doce clássico dos anos 1990, "Feitiço", mas a novidade não foi muito bem recebida pelos consumidores.

Nas redes sociais, surgiram acusações de que a companhia teria repassado "mensagens malignas" na embalagem. Posteriormente, após a repercussão negativa, a empresa anunciou a mudança de nome.

PUBLICIDADE

Mídia e Marketing