IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Marco Antonio Villa é o convidado do 'Jornalistas e Etc'. desta terça (31)

Marco Antonio Villa - Jornalistas Etc.  - Arte - UOL
Marco Antonio Villa - Jornalistas Etc. Imagem: Arte - UOL

do UOL

30/08/2021 17h12

Forte opositor de governos petistas, o historiador Marco Antonio Villa enfrentou diferentes disputas judiciais por seu trabalho como comentarista político na imprensa. Mas, no governo Bolsonaro, a lógica dos processos chegou a um novo patamar, com grupos organizados em todo país, ensinando como levar à justiça suas declarações e textos.

Em entrevista à colunista do UOL Thais Oyama, disse que esses grupos organizados tentam controlar a escrita, a fala e querem criar medo. A conversa com o historiador estará na programação do Canal UOL desta terça-feira (31), às 14 horas, com transmissão no Youtube e no Facebook.

Marco Antonio Villa é mestre em sociologia e doutor em história pela Universidade de São Paulo. Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos, ele trabalhou como analista político nos principais jornais do país — Globo, Folha e Estadão— e foi comentarista da Jovem Pan. Deixou a rádio em 2020 depois de um debate acalorado com um colega. Hoje — colunista do UOL, da TV Cultura e da Revista Istoé— Villa diz que não participaria novamente de programas do tipo, que ele chama de "ringue".

A cada semana, o programa "Jornalistas e Etc." recebe formadores de opinião e jornalistas para falar sobre suas experiências no debate público e como o jornalismo é praticado no Brasil. Na da última terça-feira (24), Thais Oyama recebeu o comunicador Marcelo Tas, apresentador do "Provoca" na TV Cultura.

Formado em Engenharia na Poli, onde foi colega do ex-prefeito Gilberto Kassab, Tas encontrou na comunicação e no humor sua vocação. Movido pela ousadia, criou personagens marcantes como o professor Tibúrcio, do Castelo Rá Tim Bum, o repórter Ernesto Varela, e foi um dos responsáveis pelo extinto CQC, programa que misturava humor e jornalismo.