Arábia Saudita suspende compras de frigoríficos de MG após 'vaca louca'
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou hoje que a Arábia Saudita suspendeu a compra de carne de 5 frigoríficos em Minas Gerais após o estado ter registrado um caso de EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) —conhecida como doença da 'vaca louca'. A pasta afirma que está conduzindo reuniões para tratar o caso, mas não tem previsão da retirada das suspensões.
As autoridades brasileiras identificaram casos atípicos da doença no início de setembro, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG). Segundo o Ministério, os casos foram detectados durante a inspeção antes da morte dos animais.
A doença é considerada atípica quando é originada dentro do próprio organismo do bovino, normalmente em animais com idade mais avançada.
Após a confirmação dos casos, o Brasil notificou oficialmente a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), como de praxe. Estes são o quarto e quinto casos de EEB atípicos registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. Cumprindo protocolo sanitário, o país também suspendeu as exportações de carne bovina à China.
(Com informações do Estadão Conteúdo)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.