PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Arábia Saudita suspende compras de frigoríficos de MG após 'vaca louca'

A doença da vaca louca atinge o sistema nervoso dos animais - Getty Images
A doença da vaca louca atinge o sistema nervoso dos animais Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/09/2021 16h47

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou hoje que a Arábia Saudita suspendeu a compra de carne de 5 frigoríficos em Minas Gerais após o estado ter registrado um caso de EBB (Encefalopatia Espongiforme Bovina) —conhecida como doença da 'vaca louca'. A pasta afirma que está conduzindo reuniões para tratar o caso, mas não tem previsão da retirada das suspensões.

As autoridades brasileiras identificaram casos atípicos da doença no início de setembro, em frigoríficos de Nova Canaã do Norte (MT) e em Belo Horizonte (MG). Segundo o Ministério, os casos foram detectados durante a inspeção antes da morte dos animais.

A doença é considerada atípica quando é originada dentro do próprio organismo do bovino, normalmente em animais com idade mais avançada.

Após a confirmação dos casos, o Brasil notificou oficialmente a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal), como de praxe. Estes são o quarto e quinto casos de EEB atípicos registrados em mais de 23 anos de vigilância para a doença. Cumprindo protocolo sanitário, o país também suspendeu as exportações de carne bovina à China.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

PUBLICIDADE