IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UOL é finalista do prêmio Latam Digital Media com 3 conteúdos audiovisuais

Podcast "Futebol Bandido - Caso Daniel" é uma das três indicações ao prêmio internacional - UOL
Podcast "Futebol Bandido - Caso Daniel" é uma das três indicações ao prêmio internacional Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

27/09/2021 10h10

Três produtos audiovisuais do UOL estão entre os finalistas da 7ª edição do prêmio Latam Digital Media. O documentário "O Antes e o Depois" e a série "O Vampiro de Niterói" concorrem na categoria 'Melhor Uso de Vídeo Online'. Já a 2ª temporada do podcast "Futebol Bandido", que narra os bastidores do caso Daniel, está na disputa pelo 'Melhor Projeto de Áudio Digital'.

O Latam Digital Media Awards é a premiação mais importante em jornalismo digital da América Latina, organizada pela WAN-IFRA, a associação mundial de jornais e editores de notícias, que representa mais de 18 mil publicações dos cinco continentes.

Publicado em agosto de 2020, o documentário "O Antes e o Depois" mostrou os efeitos da pandemia do coronavírus ao longo de 10 semanas, narrando os primeiros passos do que veio a se tornar a maior crise sanitária e hospitalar mundial do século.

O filme dirigido por João Wainer e Cesar Gananian parte do decreto de quarentena no estado de São Paulo, em 24 de março, e acompanha a trajetória de cinco personagens: uma jornalista espanhola radicada no Brasil que começa a sentir os sintomas da doença, um entregador de aplicativos, uma arquiteta que começa a fabricar equipamentos de segurança, uma médica do SUS e um mobilizador social da periferia. Conta também com análises da antropóloga Débora Diniz, da filósofa Djamila Ribeiro, do neurocientista Sidarta Ribeiro e do poeta Sérgio Vaz.

Já a série documental "O Vampiro de Niterói" conta a história de um dos serial killers brasileiros mais conhecidos: Marcelo Costa de Andrade. Em 1991, ele confessou ter assassinado mais de dez meninos.

Andrade dizia que bebia o sangue de suas vítimas e, por isso, ganhou o apelido que dá nome à série.

Ao longo de 6 episódios, a série dirigida por Renata Spitz e Mariana Ramos e produzida por MOV.doc, selo de documentários do UOL, remonta os passos das investigações desse caso que causou comoção no Brasil nos anos 1990.

Na categoria de áudio, o podcast "Futebol Bandido: o Caso Daniel" ganhou destaque ao contar, também em 6 episódios, os bastidores do assassinato do jogador do São Paulo Daniel Corrêa.

Sete pessoas respondem hoje pelo crime, ocorrido em outubro de 2018. A história, que ganhou destaque na imprensa, é narrada no podcast pelos repórteres Adriano Wilkson e Karla Torralba, do UOL Esporte.

A primeira temporada de "Futebol Bandido", que teve apresentação de Juca Kfouri e participação dos repórteres Rodrigo Mattos e Jamil Chade, contou a história de crimes que envolvem a cartolagem do futebol mundial.

O prêmio Latam Digital Media teve número recorde de projetos inscritos em 2021: 150 conteúdos de 48 empresas em 11 países. O resultado final será divulgado durante o congresso Digital Media Latam 2021, que acontece no México entre 4 e 7 de outubro.

Assista e ouça os conteúdos: