IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo, morre aos 90 anos

Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo, faleceu aos 90 anos em Porto Alegre - Reprodução/Lojas Colombo
Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo, faleceu aos 90 anos em Porto Alegre Imagem: Reprodução/Lojas Colombo

Do UOL, em São Paulo

15/10/2021 22h25

O empresário e fundador das Lojas Colombo, Adelino Colombo, morreu hoje, aos 90 anos. A rede é uma das maiores varejistas de móveis e eletrodomésticos do país.

Adelino estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre, e morreu de causas naturais, segundo um comunicado feito pela empresa nas redes sociais. Ele deixa a esposa, Ruth Colombo, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos.

Nascido em Nova Milano (RS), em 1930, o empresário fundou a empresa há 61 anos. A primeira loja foi aberta na cidade de Farroupilha (RS).

Atualmente, as Lojas Colombo é a maior rede de eletrodomésticos e móveis da região Sul e a 10ª do país. São 305 lojas e mais de 4 mil funcionários.

"Seu Adelino, como era carinhosamente chamado, trabalhou até seus últimos dias, comparecendo a compromissos, como presidente do Conselho Administrativo da empresa", diz a empresa, por meio de nota nas redes sociais, ressaltando que a história da Lojas Colombo funde-se com a biografia de Adelino.

Além da rede de móveis e eletrodomésticos, Adelino também abriu outros negócios. Fazem parte do Grupo Colombo, as empresas Crediare; ColomboCred, especializada em empréstimos; Colombo Motors; Colombo Consórcios; Colombo Casa Pet; Feirão de Móveis; e a Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo em nível nacional.