PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Mídia e Marketing

McDonald's diz nas redes que 'vacilou' e promete novo nome para McPicanha

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/04/2022 14h35Atualizada em 29/04/2022 16h29

O McDonald's publicou um vídeo no Instagram nesta sexta-feira (29) afirmando que "vacilou" na escolha do nome do novo sanduíche da rede, o McPicanha, que não tem picanha entre seus ingredientes.

Os sanduíches foram retirados do cardápio depois da polêmica em torno do produto e de a empresa ser questionada pelo Procon-SP e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu uma ação ética contra a empresa.

Na publicação, o McDonald's afirma que "vacilou no nome do nosso novo sanduíche" e que, por isso, "resolveu tirar ele do cardápio" (sic). O vídeo ainda informa que "logo mais" o sanduíche estará de volta, com outro nome.

Veja:

Os "novos McPicanha" foram apresentados ao público neste mês, em uma ação publicitária dentro do Big Brother Brasil 22.

Segundo a marca, "a plataforma recém-lançada denominada "Novos McPicanha" teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor", com o "exclusivo molho sabor picanha e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho".

Todos os vídeos relativos à nova linha foram retirados do ar ontem (28), pela manhã.

Procon, Conar e governo entraram no caso

Ontem, após a divulgação do caso, o Procon-SP notificou a rede de fast food e solicitou esclarecimentos sobre a composição dos sanduíches, bem como a "cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022". A empresa deverá apresentar à entidade os documentos até o dia 2 de maio.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que também notificou a rede para que ela explique, num prazo de dez dias, a possível prática de propaganda enganosa.

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), por sua vez, decidiu abrir uma ação ética contra o McDonald's para verificar a "veracidade da mensagem publicitária" no caso do lançamento dos sanduíches.

Mídia e Marketing