Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
McDonald's vira alvo do Ministério da Justiça por McPicanha sem picanha
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou na noite desta quinta-feira (28) que o notificou o McDonald's para explicar, num prazo de 10 dias, a possível prática de propaganda enganosa em relação ao sanduíche "Mc Picanha" não conter picanha.
"O McDonald's deve esclarecer se o produto tem picanha em sua composição, a porcentagem e se ocorreu alteração no percentual do corte após divulgação da linha de hambúrgueres. Na ausência, sendo o produto apenas "saborizado", a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha", disse a pasta, em nota.
O ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou ainda que é papel de sua pasta atuar em casos como este. "O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor", disse.
O caso será analisado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que questiona a ampla divulgação do MC Picanha pela rede de fast food, já que o nome do produto "pode induzir os consumidores ao erro, pelo fato da empresa não ter sido transparente".
A Senacon também solicitou esclarecimentos ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar). Segundo o Ministério, neste caso, o Conar precisa se posicionar se estava ciente da possibilidade de falsa propaganda por parte da rede de fast food.
"Se os questionamentos não forem respondidos no prazo solicitado, a Senacon poderá abrir um processo administrativo contra o McDonald's", diz o MJSP.
Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, o Ministério afirma que existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento.
Mais cedo, o Procon-SP já havia notificado o McDonald's pelo fato de seu sanduíche McPicanha não ter picanha.
A própria rede já confirmou que o hambúrguer do sanduíche é produzido sem picanha e que há apenas um "molho sabor picanha". Em nota, a companhia também disse lamentar que a "publicidade criada em torno do produto tenha provocado dúvidas nos consumidores".
McDonald's vai retirar do cardápio
Após a notificação do Ministério da Justiça, o Mc Donald's informou que a partir desta sexta-feira (29) irá retirar do cardápio os dois sanduíches da linha "Novos McPicanha", em todos os restaurantes no país.
"Esclarecemos que a plataforma recém-lançada denominada "Novos McPicanha" teve esse nome justamente para proporcionar uma nova experiência ao consumidor com o exclusivo molho sabor picanha, uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho (100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente)", disse, em nota enviada à coluna.
A rede de fast food reafirmou ainda o seu pedido de "desculpas se o nome escolhido gerou dúvidas" e informou que está avaliando os próximos passos em relação aos produtos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.