IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Colunista Alberto Bombig estreia newsletter UOL nas Eleições

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 04h00Atualizada em 09/05/2022 13h20

O colunista Alberto Bombig estreia hoje (9) a newsletter semanal UOL nas Eleições, que vai trazer informações exclusivas, análises e bastidores da disputa em 2022. Na primeira edição, ela trata sobre o lançamento da pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República.

Bombig, que foi integrado ao time do UOL em março, tem 20 anos de cobertura de jornalismo político. Já teve passagens por Folha, O Estado de S. Paulo e Época. Atualmente, está escrevendo um livro sobre a crise que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, ainda sem data para lançamento.

"As campanhas eleitorais ganharam outra dinâmica, fortemente impactadas pela revolução tecnológica e dos meios de comunicação. As narrativas muitas vezes se sobrepõem às ideias e às propostas dos candidatos. Manter um olhar atento para esse aspecto, para o marketing político, é um dos desafios da minha newsletter", afirma o colunista.

Para ele, esta será uma eleição "de paixões rasgadas e intensa disputa política e ideológica". "Botar a bola no chão e analisar os fatos e discursos pela lupa da racionalidade e da moderação está entre as minhas metas."

Mais conteúdo na cobertura eleitoral

Além dessa nova newsletter, o UOL reuniu diversas novidades na cobertura eleitoral. O agregador de pesquisas eleitorais consolida em gráficos todos os levantamentos feitos até o momento sobre a corrida presidencial de 2022.

A ferramenta conta com mais de 200 pesquisas de opinião sobre a intenção de voto, feitas por 20 empresas diferentes. Os pré-candidatos mais bem colocados nos levantamentos têm seus históricos analisados e comparados, tanto em primeiro como em segundo turno.

Além disso, há um histórico da avaliação e da aprovação do governo de Jair Bolsonaro e um acompanhamento sobre suas chances de reeleição.

Também já estreou o videocast "O Radar das Eleições", com os colunistas Carla Araújo, Thaís Oyama e Kennedy Alencar. A apresentação é de Fabíola Cidral, sempre às terças-feiras, às 10h.

Outra leva de eventos vai ajudar os eleitores a escolherem seus candidatos. As sabatinas já aconteceram com pré-candidatos presidenciais e ao governo de São Paulo. Nesta segunda-feira, começam a ser entrevistados os mais bem colocados na disputa ao governo de Minas Gerais.

Calendário das sabatinas em MG

  • Lorene Figueiredo (PSOL) - 9/5 - 10h
  • Miguel Corrêa (PDT) - 11/5 - 10h
  • Alexandre Kalil (PSD) - 12/5 - 10h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.

Debates entre candidatos a presidente e vice

No dia 22 de setembro, acontece às 10h o debate com os quatro candidatos à Presidência mais bem colocados da última pesquisa Datafolha divulgada até o dia 31 de agosto. Caso um desses quatro candidatos opte por não participar, será convidado o seguinte mais bem posicionado no mesmo levantamento.

No dia 29 de setembro, vai ser a vez de debaterem os quatro candidatos entre os vices mais bem colocados da última pesquisa Datafolha divulgada até o dia 31 de agosto. Na hipótese de segundo turno, outro debate será realizado em 13 de outubro.

Outras newsletters

A newsletter de Alberto Bombig integra os novos produtos do UOL.

A jornalista Thaís Oyama entrevista semanalmente, às segundas-feiras, personagens inusitados com boas histórias para contar. Às quartas, Maurício Stycer fala sobre os bastidores da televisão. Já Daniela Pinheiro, referência do jornalismo brasileiro, faz crônicas do cotidiano em Portugal, onde mora atualmente, entrevistas com personalidades da cultura e curiosidades, sempre às sextas.

Além deles, o UOL tem "Crise Climática", sobre eventos climáticos extremos e suas consequências; "A Companhia", com uma análise semanal qualitativa e quantitativa sobre empresas de destaque do mercado de ações; e "Pra Começar a Semana", uma agenda especial aos domingos com os eventos da semana seguinte.

Para os fãs de esporte, Flávio Gomes comenta sobre automobilismo, especialmente Fórmula 1, aos domingos, e José Trajano faz crônicas sobre futebol, política e outros temas às quintas. "Olhar Olímpico", às segundas, fecha o pacote, com a preparação dos atletas para as grandes competições mundiais e para a Olimpíada de Paris-2024.

Para conhecer todas as newsletters do UOL e se cadastrar, clique aqui.