IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Censo 2022: IBGE divulga novo concurso para 48,5 mil vagas de recenseador

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 09h17Atualizada em 13/06/2022 19h03

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou a abertura de mais um processo seletivo de recenseadores para o Censo Demográfico 2022. São 48.535 vagas em um contrato de três meses, que pode ser prorrogado com base nas necessidades do órgão em cumprir com a pesquisa. O edital foi publicado hoje no Diário Oficial da União.

O IBGE demanda que os interessados tenham "capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta", bem como capacidades motoras de fazerem a pesquisa em locais de difícil acesso, como morros ou áreas rurais, além de habilidade para manusear o aparelho que colhe as respostas do Censo.

A escolha do candidato se dará por meio de análise curricular. Para se candidatar, é necessário:

  • ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e ter pleno gozo dos direitos políticos;
  • ter aptidão física e mental para o cargo;
  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa.

Remuneração

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário e outras condições de trabalho conforme taxas fixadas e de conhecimento prévio do recenseador. A carga horária "recomendável" é de no mínimo 25 horas semanais, diz o Instituto, além da participação obrigatória no treinamento para o cargo.

Treinamento

O treinamento terá duas etapas, autoinstrução e presencial, de caráter eliminatório e classificatório. A fase presencial do treinamento terá a duração total de cinco dias, com carga horária diária de 8 horas. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

Inscrições

Para se inscrever, o interessado precisa acessar este site, preencher e enviar o formulário de inscrição. Não há cobrança de taxa para os interessados.

As inscrições serão encerradas no dia 15 de junho, próxima quarta-feira.

Resultado

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 30 de junho. A seleção dos candidatos será feita através de análise curricular dos inscritos. O IBGE irá divulgar o edital na íntegra no site (clique aqui para ser redirecionado).