IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Podcast

UOL Líderes

Entrevistas com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais e estrangeiras.


Hospital Oswaldo Cruz: Telemedicina ajuda, mas não cura todos os males

Do UOL, em São Paulo

24/10/2022 14h40

José Marcelo de Oliveira, diretor-presidente do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, diz em entrevista na série UOL Líderes que a telemedicina é uma ferramenta que não deve substituir a relação entre médico e paciente. "A telemedicina complementa a solução [do atendimento], mas não substitui, ela não é a panaceia que cura tudo", afirma.

Você pode ver destaques da entrevista no vídeo acima ou ouvir a íntegra da conversa na versão de podcast, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, entre outras.

Para Oliveira, o futuro dos cuidados com a saúde pode ser sintetizado na ideia de um "hospital sem muros", com a continuidade do tratamento fora da instituição.

"O cuidado começa na alta complexidade, e depois é continuado com o indivíduo fora do hospital, em ambiente próximo ou mesmo dentro de casa." O executivo também fala sobre os investimentos do hospital em tecnologia.

Oliveira diz que, na pandemia de covid-19, "quem não reconhecia a ciência estava muito mais exposto".

Para ele, "há doenças que são evitáveis" e uma ação do Estado poderia elevar o nível de saúde da população, evitando casos como obesidade, câncer, hipertensão, e diabetes.

Segundo o diretor-presidente, o sistema de saúde no país está avançando. "Mas queria que fosse mais rápido". Para ele, a equidade é um ponto importante para tornar a saúde mais acessível.