IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Podcast

UOL Líderes

Entrevistas com presidentes, CEOs ou fundadores de grandes empresas nacionais e estrangeiras.


Autodesk: Tecnologia evita desperdício e atraso em obra pública

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 14h40

Sylvio Mode, presidente da empresa de software de design Autodesk no Brasil, diz em entrevista na série UOL Líderes, que as obras públicas tendem a ser muito mais econômicas e rápidas no Brasil, conforme a transformação digital avança no setor.

Você pode ver destaques da entrevista no vídeo acima ou ouvir a íntegra da conversa na versão de podcast, em plataformas como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts, entre outras.

Com sede nos Estados Unidos, a Autodesk fornece uma tecnologia de digitalização usada em projetos de construção em diversos países. Segundo Mode, com essa tecnologia, o desperdício em uma obra cai de até 40% para menos de 5%. "Você consegue precificar melhor, e consegue garantir que a obra termine no custo e no prazo. Permite muito mais transparência", diz.

Além da engenharia, as soluções da Autodesk são usadas em efeitos especiais no cinema e no metaverso. Apesar das inúmeras possibilidades que o ambiente virtual do metaverso representa, o executivo diz que o usuário precisa ficar atento aos usos indevidos desta tecnologia, assim como acontece com a disseminação de mentiras nas redes sociais. "Investir para limpar esse conteúdo é um esforço válido, mas é um pouco como enxugar gelo", diz.

Sylvio Mode fala também sobre como a tecnologia da Autodesk foi usada recentemente para digitalizar o acervo do Museu do Ipiranga, em São Paulo, e sobre os planos da empresa para o país.