Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Confirmado na Fazenda, Haddad diz que vai formar equipe econômica

Fernando Haddad (PT) foi confirmado para assumir o Ministério da Fazenda de Lula - WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO
Fernando Haddad (PT) foi confirmado para assumir o Ministério da Fazenda de Lula Imagem: WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em Maceió

09/12/2022 10h50Atualizada em 09/12/2022 13h26

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) como ministro da Fazenda. Pouco antes do anúncio, questionado por jornalistas, o petista afirmou que ia começar a formar sua equipe econômica, mas ressaltou que não deve revelar nenhum nome hoje.

Haddad está em Brasília e esteve na entrevista coletiva concedida por Lula no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), onde o petista anunciou os primeiros nomes dos ministros que compõem o seu novo governo. Lula afirmou que o ex-prefeito tem "consciência" da importância do cargo que ocupará.

Nas redes sociais, Haddad postou foto ao lado de Lula e falou em "reconstruir o Brasil pelo caminho do desenvolvimento e da justiça social".

Fernando Haddad tem 59 anos, é formado em direito pela USP (Universidade de São Paulo), e fez mestrado em Economia pela FEA-USP (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária), quando estudou a economia soviética, e classificou o regime como "despótico" e sem "nenhum traço libertário".

Ele foi ministro da Educação nos governos Lula e Dilma Rousseff (PT), depois foi eleito prefeito de São Paulo em 2014. Em 2018 disputou a presidência da República, mas foi derrotado para Jair Bolsonaro (PL).

Além de Haddad na Fazenda, o presidente eleito confirmou o senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) como ministro da Justiça e Segurança Pública, o ex-governador Rui Costa (PT-BA) na Casa Civil, o ex-presidente do TCU (Tribunal de Contas da União) José Múcio Monteiro na Defesa, e o ex-ministro das Relações Exteriores na gestão Dilma, Mauro Vieira, que vai reassumir o Itamaraty.

Conforme o colunista do UOL Kennedy Alencar, os nomes anunciados hoje por Lula são aqueles de sua "cota pessoal", ou seja, que não são indicações de partidos políticos, além de serem ministros para "áreas sensíveis" ao futuro governo.

Haddad se encontrou com Guedes. Ontem, Fernando Haddad se reuniu com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília. O encontro não constava na agenda oficial de Guedes, nem o teor da conversa foi divulgado. Entretanto, os dois devem ter falado sobre a situação econômica do país.

Agora confirmado na Fazenda, o nome de Haddad enfrentou resistência entre os agentes econômicos na indústria financeira, que nas redes sociais ficou conhecida como Faria Lima, que preferia um nome técnico para a pasta.