Está desempregado? Veja como conseguir um novo emprego em 2023
Veja dicas das especialistas Eliane Ramos, presidente do conselho deliberativo da ABRH-Brasil (Associação Brasileira de Recursos Humanos), e Patricia Suzuki, diretora de recursos humanos na Catho.
Monte um bom currículo
- Seja objetivo e coloque palavras-chave que têm a ver com a vaga.
- Revise seu currículo, e tome cuidado com erros de português, abreviações e linguagem muito informal.
- Só coloque habilidades que você pode comprovar.
- Revise suas informações de contato. Um erro de digitação no telefone ou email pode impedir que um recrutador o localize.
- Deixe claro qual área e função que você está buscando. Faça um resumo das principais qualificações, sempre focando no que pode destacá-lo para aquela vaga específica.
- Coloque as experiências de trabalho e a formação profissional da mais recente para a mais antiga.
- Não é necessário incluir experiências sem relação com a vaga.
Crie uma rotina ativa de busca
Procurar trabalho dá trabalho. As chances de conseguir um emprego aumentam quando o candidato é proativo.
Patrícia Suzuki
- Todos os dias surgem novas vagas. É preciso ficar atento o tempo todo. Reserve parte do seu dia para enviar emails e se candidatar.
- Escolha aqueles que interessem e para os quais você cumpra os pré-requisitos.
- Ramos diz que é preciso definir um objetivo específico, mensurar se ele é possível de ser alcançado e em quanto tempo deseja atingi-lo.
Conecte-se com as pessoas
- Não basta procurar os colegas de trabalho apenas quando precisar de emprego.
- Ramos afirma que é preciso manter conexões verdadeiras com os colegas para que as indicações sejam naturais e intuitivas.
- Não adianta ficar meses sem falar com alguém e reaparecer na hora de pedir uma indicação. Ramos afirma que é melhor se esforçar para manter laços verdadeiros com os colegas.
Cuidado com as redes sociais
Posicionamento é muito importante. As redes sociais estão abertas para todo mundo. Fortaleça as suas conexões, mas com cuidado, sabendo o que deve ou não falar.
Eliane Ramos
O posicionamento nas redes sociais pode influenciar a participação de um candidato durante um processo seletivo ou até na hora do recrutamento. Ramos afirma que a pessoa precisa cuidar da imagem pessoal.
- Seja educado e evite xingamentos.
- Preencha todas as informações do seu perfil profissional e inclua suas experiências profissionais de forma interessante para chamar atenção.
Desenvolva habilidades técnicas e emocionais
Mantenha-se atualizado no mercado e não delegue essa função para sua empresa, seu líder. Tem que ser você. O mundo muda rápido, e precisamos acompanhar a evolução.
Eliane Ramos
Continue sempre aprendendo, seja na sua área de atuação ou algo diferente. As habilidades emocionais são tão importantes quanto as técnicas.
Entenda seus pontos fortes e aqueles que precisa melhorar. Desenvolva cada vez mais a inteligência emocional e trabalhe para construir bons relacionamentos profissionais.
Trabalhar as habilidades emocionais é sempre necessário: ter autogestão, autonomia, e cuidar da saúde mental. Faça pausas, coloque metas de atividade física, cuide da alimentação e do sono. São coisas óbvias, mas que precisam ser feitas.
Eliane Ramos
Como agir se for chamado para uma entrevista
- Pesquise sobre a empresa e sobre a área de trabalho.
- Se a entrevista for online, teste se você tem tudo necessário.
- Chegue ou entre na reunião no horário e cumpra os combinados. Esteja focado durante a entrevista.
Responda ao que for perguntado e complemente com informações que entenda que vão aproximá-lo mais da posição. O que não fazer? Nunca critique a empresa anterior e seja transparente sobre os motivos da saída.
Patrícia Suzuki
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.