Criatividade é saída para todos os momentos de crise, diz VP da Havaianas
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em Piracicaba
24/01/2023 04h01
"A criatividade é uma saída para todos os momentos difíceis. O brasileiro tem isso no DNA - e isso também está no DNA de Havaianas. Por estar em todas as camadas sociais, ficamos menos expostos em momentos de crise". (2:24)
A frase de Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente global de marketing da Havaianas, está no episódio #154 do programa Mídia e Marketing.
ELA TAMBÉM FALOU SOBRE:
- o novo momento do marketing, onde o grande desafio das marcas é não interromper as pessoas,
- os lançamentos recentes da marca, como um app de customização e novas linhas criadas com a colaboração de outras marcas,
- como a "era da transparência" tem mudado a forma das marcas fazerem publicidade
OUTROS DESTAQUES DA ENTREVISTA:
Inovação e criatividade
A manutenção da relevância da marca passa por constantes inovações para o público, com o app de customização e o lançamento de NFTs, no ano passado. A criatividade é a saída para todos os momentos difíceis. O brasileiro tem isso no DNA - e isso também está no DNA de Havaianas (a partir de 1:15).
Função da propaganda
A propaganda tem que ser reflexo do que é a marca e também o reflexo de um povo. No nosso caso, temos a veia do espírito do brasileiro, de leveza, de ser bem humorado (a partir de 4:22)
Investimento em collabs
As collabs têm um valor muito maior em imagem de marca: elas determinam o que a gente vê do mundo, têm muito importância do que fazer um grande volume de vendas" (a partir de 19:49)
Era da transparência
Vivemos a era da transparência. O marketing precisou se rever e precisou mostrar mais fragilidades com esse processo. A marca não tem que saber tudo e ela pode mudar, mas precisa ter consciência de olhar de igual para igual para as pessoas (a partir de 28:53)
Campanha da Nike marcou relacionamento com filha
Uma campanha que me marcou foi a Dream Crazy, da Nike com a (tenista) Serena Williams. Ela serviu para me conectar com a minha filha, com a história da potência feminina, que a gente pode chegar aonde quiser. A propaganda tem uma beleza de entendimento de consumidor muito grande (a partir de 32:29)
Confira o programa na íntegra: