IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

INSS adianta benefícios a moradores de regiões afetadas por chuvas em SP

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS no litoral de SP terão adiantamento de seus pagamentos - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS no litoral de SP terão adiantamento de seus pagamentos Imagem: TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Brasília

22/02/2023 15h40

Aposentados e pensionistas do INSS que moram em cidades do litoral de SP atingidas pelas chuvas vão receber seus benefícios antes.

Quais são as regras do adiantamento

  • Serão atendidos os moradores de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. O anúncio foi feito pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
  • O valor adiantado será o de um mês do benefício e estará disponível a partir de 27 de março. Será atendido quem recebe aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Benefícios temporários não fazem parte dessa ação.
  • Não se trata de um pagamento adicional, mas de um adiantamento. Esse valor será descontado, posteriormente do benefício normal, a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem acréscimo, diz o ministério.

Como conseguir a antecipação

  • A pessoa precisa pedir isso no banco em que recebe seu benefício. O prazo para a solicitação vai de 17/3 a 20/3. Só será feito um adiantamento por pessoa.
  • Cerca de 100 mil pessoas poderão receber o adiantamento. O valor total é estimado em R$ 220 milhões.