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Brasil ganha 92 troféus no principal evento de criatividade do mundo

Imagem: Reprodução

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

24/06/2023 04h00Atualizada em 24/06/2023 12h10

As agências brasileiras de publicidade ganharam 92 troféus na edição deste ano do Cannes Lions, maior festival de criatividade do mundo, que aconteceu nesta semana, na França.

O que aconteceu

Agências e anunciantes brasileiros ficaram com 92 leões (como são chamados os troféus), na edição deste ano do festival: foram 2 Grand Prix, 1 Titanium, 11 de Ouro, 28 de Prata e 50 de Bronze.

O Estados Unidos foi país mais premiado: as agências norte-americanas ficaram com 218 leões

Mesmo com o bom desempenho, o Brasil ficou longe do seu recorde de 115 troféus, conquistados em 2013.

Os cases brasileiros mais premiados foram "Cartão da Transparência", da AKQA SP para o site Congresso em Foco; "Never done evolving", também da AKQA SP, em parceria com a AKQA Portland, para a Nike e "The best-seller Constitution", da Gut SP para o Mercado Livre.

Outra campanha brasileira vencedora foi "TERR4", criada pela AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU, que levou o Grand Prix na categoria Creative B2B.

"Bring Home The Bud", criado pelas agências brasileiras W+K SP e Africa, ao lado da norte-americana W+K NY para Budweiser, ganhou um leão de Titanium, que premia as "grandes ideias" do evento.

Em Film, categoria que deu início ao festival há 70 anos, o Brasil ficou com apenas uma Prata, para "Buscapé", criado pela VMLY&R para Vivo e Motorola.

Cartão da Transparência é ação mais premiada

A campanha de marketing brasileira mais premiada foi "Cartão da Transparência", criada pela agência AKQA São Paulo para o site Congresso em Foco.

A ação conquistou 6 leões, sendo 2 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze, em 5 categorias diferentes (Design Craft, Creative Data, Direct, Innovation e Mobile).

O "Cartão da Transparência", lançado em setembro do ano passado, é uma ferramenta que facilita o acesso aos gastos dos parlamentares federais. Ele permite monitorar como deputados federais e senadores usam o dinheiro público, recebendo notificações diretamente no celular:

Brasil fica com 2 Grand Prix

Agências brasileiras ficaram com dois Grand Prix, que premiam as melhores ideias em cada categoria. A AKQA São Paulo ficou com um deles, em Design Craft, para a campanha "Never done evolving", criada para a Nike - em parceria com a AKQA Portland.

Como homenagem a aposentadoria da tenista Serena Williams das quadras, a Nike criou um jogo, com ajuda de inteligência artificial, entre a atleta de 1999, quando ela venceu seu primeiro Grand Slam, e a de 2017, quando se tornou a maior vencedora do tênis feminino mundial.

"Never done evolving" também conquistou outros 3 prêmios: Prata em Design Craft, Bronze em Creative Data e Bronze em Social & Influencer:

O outro GP foi para a campanha "TERR4", criada pela agência AlmapBBDO para o Pacto Global da ONU, na categoria Creative B2B.

A iniciativa transformou a Terra em uma empresa de capital aberto, defendendo as oportunidades de investimento nessas ações, apesar de seu momento de baixa, mas da enorme oportunidade de recuperação.

A campanha chegou a ter abertura simbólica de mercado na B3. Há IPOs previstos para outros países. O primeiro deles será em Nova York (EUA):

Titanium para o Brasil

A ação de marketing "Bring Home The Bud", da marca de cerveja Budweiser, ganhou um leão de Titanium, que premia as melhores ideias do evento. A campanha foi criada pelas agências brasileiras Wieden + Kennedy São Paulo e Africa, ao lado da norte-americana Wieden + Kennedy NY.

Às vésperas da Copa do Mundo de futebol, no ano passado, o governo do Catar, sede do mundial, resolveu proibir a venda de bebida alcoólica nos estádios.

A marca transformou o problema comercial em uma oportunidade de marketing: prometeu doar todas as cervejas que venderia durante o mundial para o país vencedor da Copa do Mundo.

Com ações em mídia exterior, a iniciativa fez sucesso nas redes sociais - e, no fim das contas, o carregamento de cerveja foi parar em Buenos Aires (Argentina). A ação de marketing também ganhou leões de Prata na categoria PR e bronze, em Creative Strategy.

Assista ao case, com legendas:

Promoção com a Constituição Federal

Uma outra iniciativa que foi bem avaliada pelos júris foi "The best-seller Constitution", da agência Gut SP para o Mercado Livre. Na campanha, o varejista de e-commerce anunciou uma promoção de venda de edições físicas da Constituição Federal, que passaram a ser comercializadas por um valor simbólico.

A ação veio como uma resposta aos atos antidemocráticos que aconteceram no começo de janeiro deste ano, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e a sede do Superior Tribunal Federal foram alvos de vandalismo e depredações.

Confira o case que ganhou 5 leões no festival - 2 de Prata, nas categorias PR e Direct e 3 de Bronze, em Print, Direct e Creative Strategy (em inglês):

Ambev vence entre os anunciantes

Entre as marcas brasileiras presentes no evento, a Ambev foi a mais premiada. A empresa encerrou o festival deste ano com 13 troféus: além do Titanium, a marca conquistou 1 Ouro, 2 Pratas e 9 Bronzes.

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