Topo

Caixa lançará nova linha de crédito para público de baixa renda, diz Vieira

Presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, durante cerimônia de posse em Brasília Imagem: 9.nov.2023-Pedro Ladeira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

16/11/2023 09h26

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou à revista Exame que o banco lançará uma nova linha de crédito para consumo voltada ao público de baixa renda.

O que ele disse

Caixa vai lançar programa em até 20 dias, disse Vieira. A ideia é conceder crédito para a população de baixa renda "comprar o que ele quiser".

Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior [comportamento]. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser.
Carlos Vieira, presidente da Caixa

Concessão seria baseada em histórico de pagamento de contas de consumo, por exemplo, como luz, água e telefone. O presidente do banco disse que ainda não pode detalhar o funcionamento dessa nova linha de crédito, mas que a ideia é que o programa ajude a trazer mais clientes fiéis para o banco. Dos 150 milhões de clientes da Caixa, 20% são fidelizados.

Vieira disse que iniciativa está alinhada ao discurso do presidente Lula (PT), de que os bancos públicos devem ser indutores do crescimento da economia. "O presidente Lula tem uma forma de se comunicar com a sociedade que é muito própria. [...] Ele fala que é necessário trazer mais gente para o mundo do consumo".

Antes, ele já havia dito que "a Caixa será o primeiro banco a trazer a baixa renda para o mercado de capitais", prometendo a modernização dos canais da Caixa.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Caixa lançará nova linha de crédito para público de baixa renda, diz Vieira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia