Big Frota, caneta maluca: os brinquedos da Gulliver, que leiloará fábrica
Colaboração para o UOL
30/11/2023 09h55Atualizada em 30/11/2023 17h33
Os dois galpões onde funciona a fábrica de brinquedos da marca Gulliver, em São Caetano do Sul, no ABC paulista, serão leiloados. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o valor inicial é de R$ 74,8 milhões e a quantia será usada para o pagamento de credores.
Fundada em 1970, a empresa é lembrada por brinquedos clássicos como o Forte Apache, soldadinhos, bonecos de super-heróis, entre outros. Em suas redes sociais, a Gulliver afirma que trabalha para resolver a situação.
"Estamos empenhados em superar essa fase e encontrar soluções para garantir e dar continuidade às operações e futuro da Gulliver."
Relembre algumas das atrações:
Forte Apache
É um dos brinquedos mais tradicionais —e mais lembrados— da Gulliver. O Forte Apache era a paixão das crianças que imaginavam batalhas entre cowboys e indígenas — bem no estilo norte-americano.
Soldadinhos
As miniaturas de soldados da marca que fizeram sucesso existem até hoje e levam o nome oficial de "Forças Armadas".
Super heróis
A coleção Super Heróis Gulliver já teve bonecos do Batman, Robin, Homem-Aranha, Capitão América, entre outros personagens.
Fazendinha da Alegria
Outro sucesso da marca nos anos 1980, a Fazendinha da Alegria vinha com miniaturas de animais e tudo o que se poderia encontrar em um lugar desses.
Big Frota
A coleção Big Frota tinha caminhões e máquinas de construção dos mais diversos tipos.
Caneta Maluca
Lançado em 1984, o pequeno o brinquedo era uma espécie de aquaplay portátil com a funcionalidade de uma caneta. Os modelos variavam com cores e temas diferentes.
Jogo de Xadrez do Mequinho
Segundo o site da Gulliver, 150.000 jogos do Xadrez do Mequinho foram vendidos no primeiro ano do brinquedo, com torneios promovidos em clubes de São Paulo com até 10.000 participantes.
Futebol de Botão
Produzidos até hoje, os jogos de Futebol de Botão da Gulliver começaram a ser vendidos na década de 1970.