Com onda de calor, venda de água sobe 30%; preços subiram no ano

As mudanças climáticas, entre outros fatores, estão afetando o preço de água mineral no Brasil. O preço da água mineral aumentou 9% em 2023 e 11,9% nos últimos 12 meses, segundo o IPS (índice de preços dos supermercados) da Apas (Associação Paulista dos Supermercados). Nos últimos 30 dias, as vendas de água subiram até 30%.

O aumento de preço no setor de bebidas, que também inclui água mineral, também foi sentido pelo IPCA. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), índice oficial de inflação no país, o preço das bebidas subiram 0,31% em outubro, depois de quatro meses de deflação. O segmento de bebeidas não mede exclusivamente os preços da água mineral.

Volume de vendas cresce até 30%

As vendas de bebidas, de forma geral também registraram crescimento no último mês, quando o país enfrentou vários dias de calor excessivo. O aumento foi entre 20% e 30% no volume comercializado nos últimos 30 dias, segundo Felipe Queiroz, economista-chefe da Apas.

Aumento dos preços não é culpa dos supermercados. A alta nos preços da água mineral nos supermercados não deve ser considerada como "culpa das redes supermercadistas", defende o economista. "O aumento vem da indústria, que também está sofrendo reajuste ao longo de sua cadeia, e é repassado para o supermercado e, consequentemente, para o consumidor na ponta da cadeia", diz.

Mudanças climáticas afetam custos da indústria. "Não podemos atrelar o aumento de preço à lei de oferta e demanda, simplesmente. Vários fatores contribuíram para esta elevação, já que a mudança climática tem afetado o custo de produção, a indústria de embasamento e a distribuição", diz Queiroz. Ele lembra, ainda, que o inverno este ano foi bastante ameno, e as temperaturas estão elevadas durante todo o ano.

Fabricantes estão otimistas com as vendas

A Minalba Brasil se prepara para ter o melhor verão dos últimos 5 anos. A fabricante já confirma que a tendência é que 2023 tenha uma das melhores primaveras da história da empresa.

A primeira semana de novembro apresentou um crescimento de 72% nas vendas de água mineral versus a semana anterior. O levantamento foi feito em cima de um grupo de clientes monitorado pela companhia.

Todos os tamanhos tiveram aumento nas vendas. O aumento nas vendas não foi constatado apenas nas garrafinhas de 500 ml, que muitos brasileiros carregam nas mãos ou bolsas, mas em todas as embalagens, inclusive em garrafões retornáveis comercializados apenas no Nordeste. Esse crescimento nas vendas, no entanto, não refletirá em alta nos preços, segundo a empresa.

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Acreditamos que isso não irá ocorrer, tanto pelo momento econômico quanto pelo planejamento e alinhamento que temos realizado junto aos clientes. Eventuais aumentos de preços estão mais relacionados a alguma ação tática de algum canal ou cliente.
Aélio Silveira, CEO da Minalba Brasil.

As vendas de água mineral com e sem gás também subiram no Grupo Petrópolis. Na comparação entre setembro de 2022 com setembro de 2023 houve um crescimento de 32,9% nas vendas (volume em hectolitros). Entre outubro de 2022 e outubro deste ano, o aumento foi de 24,5% (volume em hectolitros) e entre novembro do ano passado e novembro 2023, o grupo projeta um crescimento das vendas de 50% (volume em hectolitros). Procurado, o Grupo Coca-Cola, detentor da marca Crystal, não divulgou seus números por "se tratar de informações estratégicas de negócio".

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