Bancos abrem no Carnaval? Saiba o que vai funcionar nos dias de folia

Apesar de não ser oficialmente um feriado, o Carnaval muda o funcionamento de muitos estabelecimentos, além do atendimento em repartições públicas.

Bancos

Bancos fecham. Segundo a Febraban, os bancos não vão abrir nos dias 12 e 13 de fevereiro, segunda e terça de Carnaval. As áreas onde ficam os caixas eletrônicos vão funcionar normalmente, assim como os aplicativos e internet banking.

Já na quarta-feira de cinzas (14), o início do expediente será às 12h, no horário local e o encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

Contas com vencimento nessas datas podem ser pagas dia 14 de fevereiro.

Correios

Os Correios informam que não haverá atendimento nas agências. Os canais disponíveis são a seção "Fale Conosco" do site, o atendimento automatizado pelos telefones 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100, além do chat. A reabertura acontece na quarta-feira (14), a partir das 12h.

Bolsa de Valores

A B3 não vai ter negociações na segunda (12) e terça-feira (13) de Carnaval, retomando as negociações apenas na quarta-feira de cinzas (14), a partir das 13h.

INSS

As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar fechadas nesta segunda (12) e terça (13). O telefone 135 estará disponível apenas para serviços automatizados. Não haverá atendentes.

Continua após a publicidade

Na quarta-feira de cinzas (14), só vão abrir para atendimento ao público as unidades com perícias médicas agendadas para após as 14h. Ainda, segundo o órgão, o ponto facultativo é até 14h da quarta. Portanto, não haverá atendimento administrativo, pois as agências funcionam até as 13h nos dias normais.

Lotéricas

Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não nos dias de Carnaval.

Shoppings

Varia conforme o estabelecimento. Muitos devem abrir na segunda-feira (12) das 10h às 22h (lojas) e 11h às 23h (praça de alimentação). Na terça (13), o horário deve ser semelhante ao de domingo, com abertura das lojas a partir das 12h até às 20h.

Postos de combustíveis

A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes