Cleusa, dona da Sodiê: 'Empreendedorismo não é pra deslumbrado'

O que levou a Sodiê ao sucesso financeiro? Cleusa Maria, ex boia-fria e fundadora da franquia de bolos artesanais, diz que um fator fundamental foi o seu autocontrole —qualidade que ela considera ausente em muitas pessoas que falharam no empreendedorismo.

"Eu já dei oportunidades para pessoas, e não foi uma, pelo menos uma dúzia de pessoas, que perderam tudo, porque se deslumbraram com o dinheiro", afirma ela, em participação no Divã de CNPJ desta semana.

Esse tipo de pessoa perde porque se deslumbra. Empreendedorismo não é pra deslumbrado. Empreendedorismo é pra quem tem pé no chão e acredita nos resultados a médio e longo prazo. Cleusa Maria, dona da Sodiê Doces

Cleusa foi a terceira geração de boias-frias da família e trabalha desde os nove anos de idade. Ela sempre teve o desejo de melhorar sua condição social, um anseio que, segundo ela, não era compartilhado por sua família.

"Em 10 irmãos, sempre brincava com minha mãe falando 'Mãe, tem certeza que eu faço parte dessa família?'. Todos os meus irmãos e minha mãe eram boias-frias e, para eles, estava tudo bem. Eu acho que as pessoas têm que ter agradecimento por qualquer tipo de trabalho, mas qualquer ser humano tem que querer o melhor", afirmou ela.

Acho que o que sobra em mim é o que falta em milhões de pessoas. É olhar pro futuro e acreditar. As pessoas precisam acreditar. Eu não acho que eu tive sorte, mas acho que saí de algo que não era bom pra mim. Cleusa Maria, dona da Sodiê Doces

Cleusa fez seu primeiro bolo quando uma antiga patroa pediu sua ajuda. A mulher, que vendia doces, havia quebrado a perna e precisava de alguém para preparar o bolo de aniversário de sua sobrinha. Ela ensinou o passo a passo a Cleusa, que foi para o fogão.

O resultado surpreendeu a chefe, que decidiu presenteá-la com uma batedeira. Cleusa passou a fazer bolos à noite para vender — de dia, trabalhava em uma fábrica de alto-falantes. Em 1997, com a fama do negócio, pediu demissão da fábrica e, com o dinheiro da rescisão, alugou um espaço de 20 m² para abrir sua loja. Foi ali que nasceu a "Sensações Doces", em Salto, no interior de São Paulo.

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Ela fazia os bolos na própria casa para levá-los à loja pela manhã, a pé. Depois de cinco anos, conseguiu juntar dinheiro para começar a abrir filiais — a primeira foi em Sorocaba. Com a popularidade da doceria, um de seus clientes incentivou a empreendedora a franquear o negócio.

Dois anos após a abertura da primeira franquia, a Sodiê já contava com um total de 50 lojas franqueadas. "Todo dinheiro que eu ganhei da taxa de franquia nesse período eu investi na empresa. Tinha um carrinho golzinho meu, sem nenhuma ostentação, vivendo minha vida e investindo na empresa", contou Cleusa. "Nunca me deslumbrei com dinheiro".

Assista o Divã de CNPJ completo no Canal UOL:

O videocast é exibido toda segunda-feira, às 18h30, no Canal UOL e no YouTube do UOL. A versão em áudio do programa também fica disponível nas plataformas de podcast. O programa completo com Cleusa Maria, da Sodiê, já está disponível no YouTube do UOL:

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