Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Tesouro divulga novidades em títulos públicos para 2011

01/02/2011 16h23

BRASÍLIA, 1º de fevereiro (Reuters) - Ao divulgar nesta terça-feira seu Plano Anual de Financiamento para 2011, o Tesouro Nacional anunciou algumas novidades na estratégia de financiamento da dívida pública este ano. Veja as mudanças:

- Os títulos da dívida externa denominados em reais foram incluídos no programa de resgate antecipado do Tesouro. O objetivo, segundo o secretário Arno Augustin, foi aumentar a liquidez desses papéis, contribuindo para uma elevação da demanda.

- Na dívida interna, o Tesouro vai buscar uma distribuição mais uniforme dos títulos prefixados entre os quatro meses de vencimento desses papéis: janeiro, abril, julho e outubro. Atualmente há uma concentração elevada em janeiro e julho. A ideia, portanto, é aumentar os vencimentos em abril e outubro, visando dar mais estabilidade ao mercado.

- O ponto de referência de 3 anos das NTN-F será substituído por LTN de mesmo prazo. Os dois papéis são prefixados, mas a LTN não paga cupom. O Tesouro avaliou que a maior parte dos investidores em prefixados, que tem alta liquidez, preferiam um título sem cupom.

- O Tesouro divulgou pela primeira vez uma composição para a dívida pública a ser buscada no longo prazo que considera ideal. Ela prevê uma participação da dívida prefixada entre 40% e 50% do total, parcela de títulos atrelados a índices de preços entre 30% e 35%, papéis corrigidos por taxa flutuante entre 10% e 20%, e por câmbio entre 5% e 10%.