IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Conselho da Vale deve confirmar entrada em Belo Monte

Crianças brincam nas águas de um braço do rio Xingu no povoado de Santo Antonio, local onde está previsto a construção da Casa de Força Principal da Hidrelétrica de Belo Monte - Lalo de Almeida/Folha Imagem - 13.set.2009
Crianças brincam nas águas de um braço do rio Xingu no povoado de Santo Antonio, local onde está previsto a construção da Casa de Força Principal da Hidrelétrica de Belo Monte Imagem: Lalo de Almeida/Folha Imagem - 13.set.2009

28/04/2011 14h25

BRASÍLIA (Reuters) - A Vale (VALE3 e VALE5) deverá confirmar nesta quinta-feira (28), em reunião do seu conselho de administração, sua entrada como sócia no projeto da hidrelétrica de Belo Monte, informou uma fonte do consórcio Norte Energia, responsável pela usina.

Procurada, a assessoria de imprensa da Vale confirmou apenas que haverá uma reunião do conselho, mas não divulgou o que será discutido.

A Vale deverá ficar com os 9% da energia produzida e da participação no consórcio que pertencia ao grupo Bertin.

Se for confirmada a participação, a Vale será sócia de Belo Monte na condição de autoprodutora, o que significa que ela terá de consumir sua cota de energia em suas próprias instalações.

Segundo a fonte, que preferiu não se identificar, a entrada da Vale melhora a qualidade do rating (nota) do consórcio, o que facilitará acesso ao crédito do BNDES.

A usina, que será instalada no rio Xingu, no Pará, terá potência de 11,2 mil megawatts, o que fará dela a terceira maior do mundo, atrás de Itaipu (divisa do Brasil com Paraguai) e Três Gargantas (China).

A Reuters informou em 19 de abril que a Vale estava próxima de entrar como sócia no projeto.

(Por Leonardo Goy)