IPCA
0,46 Jun.2024
Topo

Via Varejo intensifica reformulação da Casas Bahia para impulsionar vendas

Luciana Bruno

13/07/2015 15h18

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de móveis e eletroeletrônicos Via Varejo decidiu ampliar seu projeto de reformulação das lojas Casas Bahia para dar impulso à venda de móveis, produtos de maior margem que podem melhorar os resultados da companhia em um momento de forte queda das receitas.

Em novembro, a Via Varejo lançou um projeto-piloto na Casas Bahia que recriava nas lojas ambientes domésticos decorados com o objetivo de atingir clientes que passaram a ter maior interesse em decoração. Os ambientes decorados também favorecem a aquisição de um número maior de itens combinados.

"Percebemos que as vendas nas lojas que adotaram o projeto cresceram 20 pontos percentuais na comparação com as demais, enquanto a participação dos móveis nas vendas totais subiu cinco pontos percentuais nessas lojas", disse à Reuters o diretor de móveis da Via Varejo, André Caio, referindo-se ao período de novembro de 2014 a janeiro deste ano.

Diante disso, a companhia controlada pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA) decidiu estender a estratégia antes restrita a sete unidades para toda a rede Casas Bahia. Até agora, 59 lojas da Casas Bahia de um total de 683 no país adotaram o novo conceito, que também está começando a ser usado em algumas lojas de outra marca do grupo, o Ponto Frio.

A empresa não informou o montante a ser investido na reformulação, mas explicou que o projeto não está incluído no anunciado plano de investimentos de R$ 324 milhões de 2015, que deve ser revisado para cima. No ano passado, a Via Varejo investiu R$ 604 milhões.

A mudança ocorre em um momento de forte queda das vendas da Via Varejo. Nesta terça-feira, o GPA anunciou que a Via Varejo teve baixa de 21,7% no faturamento do segundo trimestre na comparação anual, para R$ 4,32 bilhões. No conceito "mesmas lojas", que considera apenas unidades abertas há pelo menos um ano, as vendas recuaram 23,5%.

Os resultados foram afetados pelo recuo de 56,6% das vendas de televisores, efeito de uma base de comparação maior uma vez que a venda de TVs subiu fortemente durante a Copa do Mundo de futebol no ano passado.

Segundo o executivo da Via Varejo, as vendas de móveis representam atualmente cerca de 20% das receitas totais da Casas Bahia, mas a tendência é que com a nova estratégia essa participação aumente.

Os móveis têm maior margem de lucro, uma vez que a empresa conta com produção própria de algumas linhas e os insumos não são importados, como é o caso dos eletroeletrônicos.

Na Via Varejo, quase 80% das receitas vêm da Casas Bahia.

A queda nas vendas da empresa ocorre em um cenário de desaceleração do comércio varejista como um todo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas varejistas caíram 3,5% em abril na comparação com o mesmo mês do ano passado.

O resultado foi o mais fraco para um mês de abril desde 2003, quando as vendas no varejo também caíram 3,7% em base anual. Segundo o IBGE, o comércio reflete a dificuldade da economia, os preços altos e renda menor do consumidor.