IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer defende idade mínima para aposentadoria como "coisa universal"

Alan Marques/Folhapress
Imagem: Alan Marques/Folhapress

07/02/2017 17h23

7 Fev (Reuters) - O presidente Michel Temer voltou a defender nesta terça-feira (7) a adoção de uma idade mínima para a aposentadoria, proposta pelo governo na reforma da Previdência que tramita no Congresso Nacional, e disse que a medida é uma "coisa universal" que já vigora em outros países.

Em cerimônia de assinatura de ordens de serviço para obras em Sergipe, Temer, que se reuniu nesta terça em Brasília com o presidente da Argentina, Mauricio Macri, mencionou o exemplo do país vizinho, que adotou a idade mínima de 65 anos, como propôs o governo brasileiro, e já caminha para elevar a idade para 70 anos.

"Ainda agora com o presidente Macri, que veio ao Brasil para firmar uma parceria cada vez mais sólida com o nosso Estado, dizia ele: 'olha, nós lá já fixamos há muito tempo a idade mínima de 65 anos e agora também fixamos que, a cada dois anos, vai mais um ano, até atingir os 70 anos", disse Temer.

"Então, esta é uma coisa universal. As pessoas precisam disso, porque, os senhores viram, o nosso deficit [rombo] é de R$ 149 bilhões na Previdência Social", acrescentou.

Temer também afirmou que o governo precisa fazer uma repactuação do pacto federativo com vistas à realização de uma reforma tributária.

(Por Eduardo Simões, em São Paulo; Edição de Alexandre Caverni)