Bolsas

Câmbio

Operação Carne Fraca

JBS suspende por três dias produção de carne bovina em quase todas as unidades no Brasil

Arend Laier e Tatiana Bautzer

SÃO PAULO (Reuters) - A JBS afirmou nesta quinta-feira que suspendeu a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades no país por três dias, enquanto espera definições sobre suspensões de importações por vários mercados consumidores, conforme comunicado da multinacional de alimentos.

Para próxima semana, a companhia, maior processadora de carne do mundo, informou que irá operar em todas as suas unidades de carne bovina com uma redução de 35% da sua capacidade produtiva.

O movimento é o mais agressivo da JBS desde que a Polícia Federal deflagrou na última sexta-feira a operação Carne Fraca, para desarticular um esquema de propina a fiscais agropecuários e que envolveu dezenas de empresas. Desde então, importantes mercados consumidores de carne brasileira decidiram suspender as compras do produto, incluindo China e Hong Kong.

"Essas medidas visam ajustar a produção até que se tenha uma definição referente aos embargos impostos pelos países importadores da carne brasileira", afirmou a JBS, acrescentando que está empenhada na manutenção do emprego dos seus 125 mil colaboradores em todo o Brasil.

As ações fecharam o pregão em queda de 1,1%, a R$ 10,83. Desde sexta-feira, os papéis acumulam queda de 9,7%.

Mais cedo nesta quinta-feira, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, voltou a garantir a qualidade da carne brasileira, afirmando que houve exageros na comunicação feita pela Polícia Federal e que as investigações tratam da conduta de servidores e não da qualidade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos