IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China faz 1ª emissão de dívida no exterior após downgrade da Moody's

13/06/2017 10h06

PEQUIM/HONG KONG (Reuters) - O Ministério das Finanças da China divulgou nesta terça-feira planos de vender títulos denominados em dólares e iuanes, na primeira emissão externa de dívida nacional após o rebaixamento pela Moody's.

O ministério informou que emitirá 14 bilhões de iuanes (2,06 bilhões de dólares) em títulos do Tesouro denominados em iuanes e títulos soberanos denominados em dólares equivalentes a 2 bilhões de iuanes, em uma oferta rara porém pequena.

O ministério informou que os títulos do Tesouro serão emitidos em Hong Kong em duas partes separadas de 7 bilhões de iuanes cada. A primeira será emitida até 30 de junho e a outra no segundo semestre deste ano.

O valor de 2 bilhões de iuanes em títulos soberanos denominados em dólares será emitido no segundo semestre de 2017.

O economista do Commerzbank Zhou Hao chamou a oferta denominada em dólares de "um movimento incomum, mas como o montante é pequeno, pode não haver uma grande implicação".

O movimento de Pequim ocorre depois que a Moody's Investors Service rebaixou em 24 de maio a nota de crédito da China pela primeira vez em quase 30 anos. Ela cortou a classificação em um degrau, para A1 de Aa3.

A venda de títulos testará se a ação da agência de rating vai aumentar os custos de empréstimo no país.

(Por Kevin Yao e Umesh Desai)