Bolsas

Câmbio

UE reduz estimativa para safra de milho e projeta importação recorde

PARIS (Reuters) - A Comissão Europeia reduziu sua projeção para a safra de milho 2017/18 da União Europeia em quase quatro milhões de toneladas para uma mínima de cinco anos, enquanto elevou as projeções de importação do grão para um nível recorde.

A produção utilizável de milho foi estimada em 58,4 milhões de toneladas, ante estimativa de 62,1 milhões no mês passado, abaixo das 61,1 milhões de toneladas do ano passado e o menor nível desde 2012/2013, segundo dados de oferta e demanda divulgados pela Comissão Europeia nesta sexta-feira.

Nesta semana, o serviço de monitoramento de safras da Comissão reduziu acentuadamente sua projeção de produtividade para o milho da UE, citando o impacto das ondas de calor e pouca precipitação no sudeste do bloco de 28 países, que inclui grandes produtores de milho como Hungria e Romênia.

Em suas projeções de oferta e demanda, a Comissão aumentou sua projeção para o milho da UE para 15,3 milhões, ante 12,3 milhões, bem acima das 12,9 milhões da safra passada e superando ligeiramente o recorde atual de 15,1 milhões de 2007/08.

A produção estimada de trigo comum pela UE em 2017/18 foi reduzida ligeiramente para 138,6 milhões de toneladas, ante 138,9 milhões no mês anterior, ainda acima do volume de 134 milhões no ano passado.

A produção estimada de cevada da UE foi elevada em 500 mil toneladas, para 57,7 milhões de toneladas, enquanto a produção de colza foi reduzida para 21,6 milhões de toneladas, ante 21,7 milhões, mostraram dados da Comissão.

(Por Gus Trompiz)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos