Bolsas

Câmbio

Lufthansa quer aviões de longa distância da Air Berlin, diz fonte

FRANKFURT (Reuters) - A companhia aérea alemã Lufthansa pretende levar cerca de uma dúzia das 17 aeronaves de longa distância da Air Berlin e suas rotas transatlânticas na cisão da empresa insolvente, disse uma pessoa familiarizada com o assunto à Reuters nesta terça-feira.

A Air Berlin, segunda maior companhia aérea da Alemanha, entrou em recuperação judicial este mês após a acionista Etihad Airways ter deixado de financiar a empresa depois de anos de prejuízos.

Pelo menos meia dúzia de interessados nos ativos da Air Berlin estão correndo para enviar ofertas até o prazo, que se encerra em meados de setembro, com cerca de 140 aeronaves arrendadas e valiosos slots de decolagem e pouso disponíveis na Alemanha.

A Lufthansa, que atualmente não oferece voos de longa distância de Berlim, está especialmente interessada nas rotas da companhia para cidades dos EUA, incluindo Nova York, informou a fonte nesta terça-feira.

A companhia, que tem o apoio do governo alemão para assumir a maior parte da Air Berlin, pode adquirir a maioria de suas 90 aeronaves, incluindo 38 aviões que já arrendou da operadora e a Niki, uma de suas unidades, disse outra fonte à Reuters.

Tal acordo, avaliado em poucas centenas de milhões de euros, pode fazer com que até 3 mil funcionários da Air Berlin sejam transferidos para a Lufthansa, disse a pessoa familiarizada com o assunto nesta terça-feira.

(Por Ilona Wissenbach e Peter Maushagen; reportagem adicional Alexandra Schwarz-Goerlich)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos