Bolsas

Câmbio

Mercados acionários chineses recuam na semana apesar de força do iuan ajudar confiança

XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - Os mercados acionários da China caíram nesta sexta-feira e interromperam três semanas de alta com as ações de consumo defensivo revertendo a alta, embora haja sinais de que os investidores estão injetando dinheiro em um mercado impulsionado pelo crescimento econômico sólido e pelo fortalecimento do iuan.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,09 por cento, enquanto o índice de Xangai ficou estável.

Na semana, tanto o CSI300 quanto o SSEC perderam 0,1 por cento.

O índice de Xangai permanece firmemente acima da marca de 3.300 pontos pela 11ª sessão consecutiva, um nível psicologicamente importante que representou uma forte resistência para o índice desde o início de 2016.

As empresas de consumo defensivo recuaram 2,9 por cento na semana, exercendo a maior pressão no mercado, enquanto os desenvolvedores lideraram a alta com um salto de 6 por cento, na medida que os investidores se direcionam para setores mais agressivos em meio às expectativas de que a economia chinesa continuará robusta até o final do ano.

Com o iuan perto da máxima de quase 21 meses e ocupando o centro das atenções novamente nesta sexta-feira, os investidores que não deram atenção aos dados de comércio de agosto da China impulsionaram setores como commodities, companhias aéreas e ouro, apostando que vão se beneficiar da alta do iuan e da fraqueza dólar.

Os sólidos dados comerciais chineses deram sustentação à maior parte do restante das bolsas da região, com o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, em alta de 0,46 por cento às 7:44 (horário de Brasília).

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 0,63 por cento, a 19.274 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,53 por cento, a 27.668 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC ficou estável, a 3.365 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,09 por cento, a 3.826 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 0,11 por cento, a 2.343 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,68 por cento, a 10.609 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,02 por cento, a 3.228 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,30 por cento, a 5.672 pontos.

(Por Lisa Twaronite, Luoyan Liu e John Ruwitch)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos