UE investiga possível bloqueio de serviços de fintechs por bancos holandeses e poloneses
BRUXELAS (Reuters) - Autoridades antitruste da União Europeia estão investigando associações bancárias de Holanda e Polônia e seus membros para determinar se serviços de tecnologia financeira estão sendo impedidos de acessar dados de contas de clientes.
As duas entidades são os alvos de buscas lançadas pela Comissão Europeia na semana passada, confirmaram porta-vozes de ambas associações nesta segunda-feira.
A Comissão disse que a investigará se bancos e suas associações industriais nacionais atuaram como um cartel ou abusaram de seu domínio.
Representantes dos órgãos bancários alemães, britânicos e franceses disseram que não foram vasculhados.
A investigação acontece em meio a esforços da Comissão para atrair mais empresas de tecnologia financeira, as fintechs, para alcançar os Estados Unidos e China. Uma de suas diretrizes exige que os bancos forneçam dados de clientes para serviços concorrentes.
Entretanto, os bancos continuam um tanto relutantes para dividir informações dos seus clientes com as fintechs. Ao mesmo tempo, regras para que elas mantenham altos níveis de liquidez e reservas de capital elevadas são vista como uma barreira pela indústria.
(Por Foo Yun Chee)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.