IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Senado dos EUA aprova esboço de orçamento importante para reforma tributária de Trump

Por Amanda Becker e David Morgan

20/10/2017 07h17

WASHINGTON (Reuters) - A tentativa do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reformar o sistema tributário do país superou um obstáculo crítico na quinta-feira, quando o Senado aprovou um esboço de orçamento para o ano fiscal de 2018 que abrirá caminho para que os republicanos busquem um pacote de cortes de impostos sem o apoio dos democratas.

Com uma votação de 51 a 49, o Senado, controlado pelos republicanos, aprovou a medida para o orçamento, que acrescentará até 1,5 trilhão de dólares ao déficit federal ao longo da próxima década para pagar pelos cortes tributários propostos.

"Com esse orçamento, estamos no caminho para entregar o tão necessário alívio para os norte-americanos que sentiram o peso de um código tributário injusto", disse o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.

"Grande notícia sobre o orçamento de 2018. Primeiro passo na direção de conseguir grandes cortes tributários para o povo americano!", escreveu Trump no Twitter.

Mas os democratas devem se opor ao plano tributário da administração Trump, que promete até 6 trilhões de dólares em cortes tributários a pessoas jurídicas e físicas.

"Esse não é um projeto orçamentário ruim, é um projeto orçamentário horrível", disse antes da votação o senador independente Bernie Sanders.